O Espaço Cidadão/Telecentro é local de aprendizagem que proporciona profissionalização para toda a população por meio de cursos presenciais e à distância. Distribuídos em quase 300 municípios, os Espaços capacitam cada vez mais pessoas graças a parcerias da Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos com outras instituições e, também, ao trabalho em conjunto com os monitores de cada Telecentro.

É o caso da monitora Rosenilce da Silveira Silva, da região de Novas Tebas, que percebeu a falta de habilidade das crianças do município com os computadores. Ela se inspirou nas ações de outra monitora, Evane Cecílio, do Telecentro de Laranjeiras do Sul, e decidiu iniciar um curso de Digitação e Informática Básica dirigido a crianças de 9 e 10 anos.

“Eu comecei o curso do zero, apresentei o teclado e o mouse para todos eles. Como muitas crianças não têm computador em casa, não sabiam os procedimentos básicos para ligar e desligar o aparelho, por exemplo. Eles estão no 4º e 5º ano do ensino e por isso é importante que saibam como fazer uma pesquisa e concluir um trabalho escolar”, conta Rosenilce.

“É muito bom saber que há pessoas que trabalham junto com a secretaria, com o mesmo objetivo de preparar melhor a população. A iniciativa de dar atenção especial às crianças é surpreendente, pois os jovens estão cada vez mais envolvidos com a tecnologia. Essa é uma forma de prepará-los aos poucos para o mercado de trabalho”, comenta o Secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande.

O curso começou na semana passada com 15 alunos e segue sem data prevista para o encerramento. “Não determinei o fim da capacitação porque vai depender do aprendizado deles. Cada um tem seu tempo e é importante respeitar isso”, comenta a monitora.

Os alunos podem marcar outros horários, fora do período dos cursos, para praticar o que aprendem.