Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) realizaram, na tarde desta quinta-feira (7), um treinamento prático no Centro de Curitiba. A ação aconteceu no prédio do antigo Cine Plaza, na Praça Osório, na região central da capital, com a participação de 26 agentes.

O delegado titular do Cope, Hamilton da Paz, explicou que foram utilizados carros blindados, munição airsoft, viaturas, motocicletas e bombas de efeito moral. “Esse tipo de exercício visa aproximar cada vez mais o treinamento das situações reais enfrentadas pelos policiais do Cope no dia a dia”, disse.

CONFRONTO – Os policiais simularam a entrada em uma casa dominada por bandidos especializados em roubos a bancos e carros-fortes. Houve confronto, troca de tiros e um policial foi baleado. Os policiais providenciaram também o atendimento ao colega ferido. A equipe pediu reforço. O segundo grupo que chegou ao local ficou responsável por invadir a casa explodindo uma das entradas. Houve nova troca de tiros e os policiais, enfim, prenderam os marginais.

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, acompanhou o treinamento. “Essa é uma oportunidade de mostrar à população que os policiais da corporação são muito bem treinados e que estão cada vez melhor equipados para garantir a segurança”, disse.

BALANÇO – Em 2012, o Cope prendeu 148 pessoas. Destas, 57 eram foragidas da Justiça. As outras prisões ocorreram pelos crimes de roubo a joalheiras e carros-fortes, tráfico de drogas, sequestro e cárcere privado, emissão de moeda falsa, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e roubo de veículos. No ano passado, o Cope tirou de circulação 19 armas de fogo e 150 quilos de drogas