A Copa do Mundo 2014 será tema de aula nas escolas da rede estadual de educação do Paraná. A proposta Caderno de Orientações Pedagógicas Copa Fifa 2014, que está sendo elaborada pela Secretaria da Educação, foi apresentada nessa quarta-feira (20), durante reunião da Câmara da Educação e Cultura da Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo.

O documento servirá de subsídio para que os professores trabalhem os assuntos ligados à Copa do Mundo com os estudantes. O caderno tem sugestões de atividades de todas as disciplinas da educação básica e contribuições das áreas de educação profissional, educação especial e da diversidade para que seja trabalhado em todas as modalidades de ensino.

O caderno pedagógico será um legado para a sociedade brasileira. “Não ficarão apenas os investimentos em infraestrutura, mas também um legado intangível em função do que será feito nas áreas da educação e da cultura”, comentou a presidente da Câmara da Educação e Cultura, Wanda Camargo.

A Secretaria da Educação pretende reproduzir e enviar um exemplar do caderno a cada uma das mais de duas mil escolas da rede estadual de ensino. Também será disponibilizada uma versão digital no Portal da Educação. “Os professores serão capacitados para usar o material. O caderno deve ser ampliado para as redes municipais e particulares de ensino”, disse técnico do Departamento de Educação Básica, Aluizio da Rosa.

O documento ainda será traduzido para o inglês e para o espanhol e um exemplar deverá ser entregue ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante a Copa das Confederações em junho.

Participaram da reunião representantes das secretarias estaduais do Esporte, da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério Público do Paraná, Polícia Militar, Celepar, instituições de ensino superior federais, estaduais e privadas, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores de Curitiba.