Por Luiz Henrique de Oliveira e Djalma Malaquias

(Fotos e vídeos: Djalma Malaquias – Banda B)

Contra o fechamento da Escola Nossa Senhora de Fátima, no bairro Tarumã, em Curitiba, pais, professores e alunos fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (29). Eles saíram da Rua Suécia até a Av. Victor Ferreira do Amaral, que foi fechada por alguns minutos. Em seguida, fizeram um abraço coletivo à instituição. O vídeo do abraço pode ser conferido abaixo:

Sentimento de revolta

Neverton Bozza, presidente da associação de pais e mestres da escola, afirmou à Banda B que a notícia do possível fechamento da instituição revoltou a todos. “Estão acabando com a educação no Paraná. Essa medida do governador Beto Richa é irresponsável. Estamos aqui para reivindicar o direito dos nossos filhos. É inadmissível que ele queira fechar essa escola”, disse.

O pai de uma aluna na escola, Edilson Vestival, lamentou a medida ‘ridícula’ por parte do Governo do Paraná. “Conter gastos com educação? Eu nunca tinha visto isso. O dinheiro vai pelo ralo com corrupção e cargo comissionado. É um absurdo”, opinou.

Ontem, a manifestação de pais, professores e alunos aconteceu na Escola Estadual Dom Orione, no bairro Santa Quitéria. Um abraço coletivo também foi realizado por quem esteve no local. Relembre clicando aqui.

Fechamento de escolas

A informação de que o governo poderia fechar dezenas de escolas surgiu na última semana, a partir de denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato). A Seed admitiu que estuda encerrar as atividades em 71 instituições para diminuir os gastos com aluguel, mas a superintente Fabiana garante que nada é definitivo e tudo passará por avaliação das comunidades escolares.

Notícias Relacionadas:

Secretária diz que readequação de escolas é normal e culpa ano “atípico” por excesso de críticas

Após pressão, superintendente da Educação diz que escola do Santa Quitéria precisa ser mantida

Comunicado de fechamento ‘gradual’ de escola estadual mobiliza pais e alunos em Curitiba