Entrou em operação, nesta quinta-feira (2), a nova base de leitura da Sanepar em Capitão Leônidas Marques, Oeste do Paraná, que irá atender também os sistemas de Santa Lúcia, Lindoeste, Alto Alegre, Ibiracema e Boa Vista da Aparecida. Antes, o trabalho era executado pela equipe de Cascavel. No total, são 8.158 ligações nestes sistemas.

A descentralização da base de leitura poderá provocar alterações nos vencimentos das faturas dos seis sistemas. Assim, os moradores devem ficar atentos para verificar se a data do vencimento da sua conta de água foi alterada. A gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana, diz que, em caso de dúvida, os clientes devem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 115 ou procurar o escritório de atendimento ao público na sua cidade. “A mudança vai nos permitir estar mais próximos dos clientes e prestar serviços com mais qualidade e agilidade”, disse ela.

Por causa das novas datas, existe ainda a possibilidade de ocorrer alteração no consumo de água medido. “Em caso de alteração significativa, o cliente também deve procurar a Sanepar”, reforça a gerente.

Durante o mês passado, a Sanepar entregou aos moradores o informativo com dados sobre a mudança. As alterações serão feitas gradualmente e a expectativa é de que, em 90 dias, os sistemas estejam todos enquadrados ao novo procedimento de leitura e emissão de contas.

Passado o período de adequação, os clientes podem solicitar nova alteração no vencimento, de acordo com a sua necessidade. “A Sanepar disponibiliza várias datas para vencimentos alternativos para favorecer o planejamento financeiro de cada família”, informa o coordenador de clientes, Ativo Miguel Beier.

A implantação da nova base de leitura em Capitão Leônidas Marques traz diversos ganhos para a Sanepar e para os clientes, pois o serviço de leitura e emissão da conta mensal de água e esgoto torna-se mais ágil e eficiente. Outra vantagem é a redução de custos e do tempo de deslocamento. Até o mês passado, os leituristas precisavam deslocar-se, no mínimo 65 quilômetros – distância entre Cascavel e Capitão Leônidas Marques – para iniciar o trabalho e no final do dia fazer o mesmo trajeto de retorno.