Foto: Maurilio Cheli/SMCS
Prefeito Gustavo Fruet falou sobre saúde aos participantes

Mais de 500 pessoas reuniram-se na Administração Regional da CIC, na noite desta quinta-feira (4), para participar da primeira das nove consultas públicas que a Prefeitura de Curitiba promove até o dia 17 para discutir o orçamento da cidade para 2014. A consulta, com o tema “saúde”, reuniu representantes da sociedade civil, autoridades, empresários e pessoas interessadas em contribuir para promover melhorias na cidade. Foi transmitida pela internet, no endereço www.curitiba.pr.gov.br/participe.

“Quremos que esta audiência seja o primeiro passo para uma relação muito próxima e direta entre a Prefeitura e a população”, disse o prefeito Gustavo Fruet, ao abrir a consulta. Fruet apresentou um rápido balanço dos primeiros três meses de gestão e reafirmou ao secretariado, que também participa da consulta, a determinação para que a população seja sempre ouvida com atenção. “Todo pedido ou manifestação deve ser respeitado e atendido quando possível. Quando não for possível, temos que explicar a razão”, disse.

O gestor educacional Walmir Merelis foi um dos primeiros a chegar no auditório da Regional. Ele veio interessado em saber a situação atual da saúde em Curitiba e apresentar ideias para contribuir com a atual gestão. “Essa consulta pública é a melhor forma de a população interagir com a prefeitura. Uma parcela das pessoas está preocupada e veio até aqui para dar opiniões”, comentou.

O aposentado Silvio Mendoza disse que a consulta pública é uma oportunidade para a população contribuir para o processo de tomada de decisões. “Esse evento deve servir de exemplo para outras cidades e estados”, disse.

A dona de casa Leonir Lucinda dos Santos veio para questionar a razão de a Unidade de Saúde Oswaldo Cruz, na CIC, que terá seu horário ampliado até as 22 horas, restringir o atendimento à população da região. “Eu moro nas proximidades e gostaria de frequentar a unidade quando precisar”, disse.

O médico Danilo de Aguiar, que trabalha na Unidade de Saúde Barigui, veio participar da consulta pública para saber quais os projetos da atual gestão para a saúde básica e se informar sobre as oportunidades de carreira para médicos que, como ele, já estão na rede há vários anos. “Quero saber quais as perspectivas para os profissionais mais antigos, como eu”, disse.

As consultas públicas ocorrerão à noite das 19 até as 21 horas. Os locais e datas de realização são:

TEMA

SECRETARIAS ENVOLVIDAS

DATA

LOCAL

ENDEREÇO

SAÚDE

SMS

04/04

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DA CIC

Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460 – CIC

MEIO AMBIENTE

SMMA, IPPUC, SMOP

05/04

IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

Rua Deputado Waldemiro Pedroso, 1709 – Vila Formosa – Novo Mundo

MOBILIDADE

IPPUC, URBS, SETRAN, SMOP

08/04

SEST SENAT

Rua Salvador Ferrante, 1440 – Próximo ao Terminal do Carmo

HABITAÇÃO E URBANISMO

IPPUC, SMU, SMOP, COHAB, SEPHA, SGM

09/04

RUA DA CIDADANIA
BOA VISTA

Av. Paraná, 3600

Boa Vista

EDUCAÇÃO

SME

10/04

CLUBE DA GENTE

Rua Marcolina Caetana Chaves, 150

Sítio Cercado

JUVENTUDE, CULTURA E ESPORTE

SMELJ, FCC

11/04

RUA DA CIDADANIA PINHEIRINHO

Rua Winston Churchill, 2033

SEGURANÇA

SMDS/ SAM, GGI

12/04

Auditório do Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação

Rua Dr. Fraive, 398 em frente à Reitoria da UFPR

AÇÃO SOCIAL E ABASTECIMENTO

FAS, SMAB, SEDPD, SMEM

15/04

RUA DA CIDADANIA SANTA FELICIDADE

Via Vêneto s/nº

DESENVOLVI-MENTO ECONÔMICO, EMPREGO E RENDA

ACD, ICT, SMTE, SECOPA

17/04

ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO OMAR SABBAG

Rua Pedro Bocchino, 140 – Vila Oficinas