Da Redação

A um dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2014, vários serviços terão horário modificado. O decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet estabelece ponto facultativo nos dias das partidas que acontecerão no estádio da Arena da Baixada e em dias de jogos da Seleção Brasileira.

brasilabreefechaFoto: EBC

Curitiba vai receber quatro jogos. Irã e Nigéria jogam no dia 16 de junho, uma segunda-feira, as 16 horas. No dia 20, sexta-feira, Honduras enfrenta o Equador, às 19 horas. No dia 23, segunda, Austrália e Espanha se enfrentam às 13 horas e no dia 26, quinta-feira, jogam Argélia x Rússia, às 17 horas.

Confira o abre e fecha na capital paranaense:

Mercados

A Associação Paranaense dos Supermercados (Apras) informou que nos períodos de jogos do Brasil e em jogos que se realizarão em Curitiba, o funcionamento dos supermercados será normal nos supermercados Mercadorama, Big, Wallmart e Angeloni.

Outras redes, como o supermercado Condor, as lojas fecharão 15 minutos antes e abrirão 15 minutos depois dos jogos.

O Pão de Açúcar fechará 30 minutos antes e retornará 30 minutos após os jogos do Brasil. Já as lojas do Extra fecharão 45 minutos antes e retornarão 45 minutos após o jogo.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos informou nos dias de jogos do Brasil todos os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. Nos dias de jogos em Curitiba o funcionamento será normal.

Shoppings

Os shoppings fecham cerca de meia hora antes dos jogos do Brasil e reabrem cerca de uma hora depois. Nos dias de jogos em Curitiba o funcionamento será normal.

Órgãos públicos municipais

Dias de jogos em Curitiba:

16 de junho – jogo Irã X Nigéria (as 16 horas) – expediente das 8h ao meio-dia

20 de junho – Honduras x Equador – será ponto facultativo nas repartições públicas muncipais – com reposição da jornada de trabalho – em função do feriado religioso de Corpus Christi, no dia 19.

23 de junho – Austrália X Espanha (as 13 horas) – expediente das 8h ao meio-dia

26 de junho – Argélia X Rússia (as 17 horas) – expediente das 8h ao meio-dia

Dias de jogos do Brasil

Dia 12 de junho – Brasil X Croácia (as 17 horas) – expediente das 8 horas ao meio-dia e das 13h às 15 horas

Dia 17 de junho – Brasil X México (as 16 horas) – expediente das 8h às 14 horas, sem intervalo para almoço

Dia 23 – Brasil X Camarões – das 8 ao meio-dia (coincide com o jogo Austrália x Espanha, em Curitiba)

Esses horários são válidos tanto para os locais de atendimento na sede da Prefeitura e secretarias como nas Ruas da Cidadania.

Os serviços considerados essenciais à população vão funcionar da seguinte forma:

CMEIs:

– Recesso escolar para crianças atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) nos dias 16, 17, 18, 20, 23 e 26 de junho;

Escolas:

– Nove escolas municipais, uma em cada regional, ficarão abertas nos dias dos jogos, das 8h às 11h30, com atividades recreativas e esportivas;

Saúde:

Unidades Básicas

12/06: jogo Brasil x Croácia as 17 horas – as unidades funcionam até as 16 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 20 horas;

16/06: jogo Irã x Nigéria em Curitiba –  as unidades funcionam normalmente;

17/06: jogo Brasil x México as 16 horas – as unidades funcionam até as 15 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 19 horas;

20/06: jogo Honduras x Equador em Curitiba – as unidades funcionam normalmente;

23/06: jogo Brasil x Camarões as 17h e jogo Austrália x Espanha em Curitiba as 13 horas –  as unidades funcionam até as 16 horas. Aquelas que trabalham até 22 horas reabrem as 20 horas;

26/06: jogo Argélia x Rússia em Curitiba – as unidades funcionam normalmente;

UPAs

– Funcionam normalmente todos os dias.

Transporte

– Haverá circulação de seis linhas especiais (incluindo a da Fan Fest, que será de graça) e reforço nos biarticulados, alimentadores e linhas convencionais a partir do meio-dia nos dias de jogos do Brasil na Copa.