Curitiba comemora 320 anos na próxima sexta-feira, dia 29, e a Prefeitura programou uma série de atividades para comemorar a data. São atrações espalhadas por toda a cidade, incluindo um bolo gigante, que será distribuído à população na quarta-feira (27), na Praça Santos Andrade.

Na quinta-feira (28), a agenda de eventos tem início às 8 horas com solenidade de hasteamento das bandeiras (Curitiba, Paraná e Brasil) no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura. Na Cinemateca, a partir das 8h30, acontece o ciclo de debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil”, idealizado pelo Imap.

Divulgação

À tarde, a Praça Santos Andrade se transformará em um grande espaço para diversão e celebração. A partir das 13 horas haverá atividades recreativas para as crianças e apresentações do Teatro de Bonecos da Guarda Municipal e do coral infantil Canta Criança. As bandas Jeito a Mais e Anauê animam os participantes apresentando grande diversidade de ritmos musicais.

Às 16 horas, com a presença do prefeito Gustavo Fruet, será cortado o bolo de aniversário da cidade. As bandas Nega Fulô e CW7 dão o toque final à festa, que terá como mestres de cerimônia os atores do grupo Como se fala em Curitiba.

Outras localidades

As atividades de comemoração não ficam restritas à região central. Na terça (26), no terminal de ônibus do Carmo, das 14h às 18 horas, acontecerão oficinas educativas relacionadas ao trânsito, como: Escola de Trânsito, oficinas de manutenção e de condução de bicicletas, minicircuito de rua para ciclistas e pedestres e estande de orientações sobre saúde e Qualidade de Vida com equipe interdisciplinar

No Mercado Municipal, os frequentadores poderão assistir a demonstrações da Unidade Móvel de Segurança alimentar, com orientações de educação alimentar e nutricional.

Em alguns terminais de ônibus haverá, até quarta-feira, projeção fotográfica ao ar livre em homenagem aos 320 anos de Curitiba. O roteiro de projeção começa na Praça Rui Barbosa, nesta segunda (25), e segue para a Rua da Cidadania de Santa Felicidade, na terça (26), e por fim, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, na quarta (27), sempre a partir das 19 horas.

Programação

26/03
8 às 18h – 1º Seminário de Avaliação da Saúde Mental em Curitiba – Auditório da Universidade Unibrasil
8 às 12h – Presença da Unidade Móvel de Segurança Alimentar na Praça Rui Barbosa
8 às 12h – Atividades na Administração Regional do Boqueirão
9 às 17h – Feira de Artesanato Vida Nova – Subsolo – Palácio 29 de Março e Térreo do Edifício Delta
8h30 às 11h30 – Atividades e oficinas relacionadas ao trânsito – Regional Cajuru
10h – Mobilização comunitária para a arbonização viária – Moradias Jandaia
20h – Dança Folclórica Árabe – Grupo Masbaha (IV Festival Sul Americano e III Semana da Cultura Árabe no Farol do Saber Gibran Khalil)

27/03
8h30 – Ciclo de Debates: “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil” – Cinemateca
8 às 18h – Mostra Vinicius de Moraes – Prefeitura
14 às 18h – Presença da Unidade Móvel de Segurança Alimentar no Mercado Municipal
14 às 17h – Atividades e oficinas relacionadas ao trânsito – Terminal do Carmo

Praça Santos Andrade
13h – Atividades infantis
13h – Apresentação da Banda Jeito à Mais – Praça Santos Andrade
14h – Teatro de bonecos da Guarda Municipal;
14h30 – Banda Anaue ;
15h30 Apresentaçao do Coral ;
16h – Participação do Prefeito Gustavo Fruet ;
16h30 – Bolo do Aniversário de Curitiba;
17h – Banda Nega Fulo ;
18h30 – Banda CW7

28/03
8h30 às 11h30 – Atividades e oficinas relacionadas ao trânsito – Regional Bairro Novo
14h – Despertando Novas Sensações (Jardim das Sensações) – Jardim Botânico