Da Redação
A população carcerária do Brasil aumentou mais de 400% em 21 anos, entre o período de 1992 e 2013. E essa estatística não para de crescer: atualmente, são mais de 550 mil pessoas presas e a expectativa é de que esse número chegue a dois milhões em 2020. Dados mostram ainda que a cada 10 presos que cumpriram pena, sete retornam para as penitenciárias. Esse foi o assunto Banda B Rádio Debate, que foi ao ar neste domingo (25) às 12h.

debate

(Foto: Geovane Barreiro – Banda B)

O programa discutiu os desafios do sistema prisional brasileiro. Afinal, ele é um meio eficaz de ressocialização ou apenas um depósito de pessoas? O que pensa e como age alguém que passou anos na prisão ao voltar à sociedade? Será que a reinserção social depende apenas de políticas públicas ou também do indivíduo? Essas são algumas questões levantadas pela discussão.

Participam desta edição do programa Glacélia Quadros, coordenadora de educação e qualificação profissional do Departamento de Execução Penal (Depen); Oscar Moreira, presidente da ONG Anjos; e o professor Fernando Arns, coordenador do Programa Ciência e Transcendência da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Arns deu o seguinte depoimento. “Os condenados são pessoas pagando pelos erro que cometeram e merecem sim uma nova chance.

Ouça abaixo o programa na íntegra:

BLOCO 01 DE BATE

DEBATE 2

DEBATE3

O Banda B Rádio Debate é apresentado pelo jornalista Adilson Arantes, tem a produção de Geovane Barreiro e reportagens de Luiz Henrique de Oliveira e Elizangela Jubanski. Quem quiser dar sugestões de temas pode enviar email para: [email protected]