Neste domingo (05), 18.085 candidatos realizam as provas da primeira fase do concurso público para contratação de delegados para o Quatro Próprio da Polícia Civil do Paraná. A prova objetiva, de conhecimentos gerais, tem início às 13 horas e acontece nas cidades de Cascavel, Curitiba e Londrina.

Os portões de acesso serão abertos às 12h20 e fechados impreterivelmente às 13h, ficando impedido de ingressar o candidato que chegar ao local de prova após o horário estipulado, independentemente do motivo.

De acordo com o edital, o candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da Prova, com antecedência necessária, munido de lápis, borracha, cartão de inscrição contendo, afixadas, fotografia 3×4 recente e cópia de documento de identificação, caneta esferográfica de corpo transparente com tinta preta e, obrigatoriamente, documento de identificação original.

PROVA – Os inscritos responderão a 100 questões de múltipla escolha (a, b, c, d, e), distribuídas entre as áreas de língua portuguesa (10 questões), informática (10), raciocínio lógico (10), direito civil (10), legislação estadual (10), medicina legal (10), direito administrativo (10), direito constitucional (10), direito penal (10), direito processual penal (10).

A duração da prova será de cinco horas, incluindo-se o tempo para a transcrição das respostas no cartão-resposta. A divulgação da prova e gabarito oficial provisório está marcada para as 17 horas da próxima segunda-feira (06).

VAGAS E INSCRIÇÕES – Inicialmente, a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), instituição responsável pela organização e execução do processo seletivo, havia registrado 18.132 candidatos com inscrições pagas, mas houve alguns cancelamentos.

O concurso tem 26 vagas de delegados, sendo 21 de ampla concorrência, três para afrodescendentes e duas para pessoas com deficiência, além da formação de banco de reserva. Com as novas contratações, vai ser possível suprir a demanda de aproximadamente 30 comarcas do Paraná que, atualmente, não contam com um delegado responsável.

A remuneração inicial para o cargo é de R$ 13.831,10. Podem participar do concurso bacharéis em Direito.

Depois desta primeira fase, os candidatos selecionados passam então pela fase de conhecimentos específicos (prova discursiva), seguida por prova de títulos, exame de higidez física, exame de aptidão física e, por fim, exame de investigação de conduta.

O concurso da Polícia Civil tem validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado final no Diário Oficial Executivo, podendo ser prorrogado por igual período.

Mais informações relativas ao concurso, como convocação de candidatos e resultados de provas e fases, serão divulgadas no site da UEL: www.cops.uel.br.