80 mil. Este é o número de candidatos que já se inscreveram no concurso público para soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Paraná, lançado no final de dezembro de 2012, pelo Governo do Estado. Deste total, 47 mil inscrições ainda não homologadas, ou seja, não tiveram o boleto pago no banco, o que valida à inscrição. “Se a inscrição não for paga até o prazo estipulado, o candidato não poderá participar do teste seletivo”, alerta o Comandante-Geral da PM em exercício Vilmar José Becker.

As inscrições seguem até às 14h do dia 21 de janeiro de 2013 e devem ser feitas pelo site da Fafipa (Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Paranavaí): http://www.fafipa . A Polícia Militar do Paraná está oferecendo 5.264 vagas para profissionais de segurança pública, sendo 4.445 para policiais militares e 819 para bombeiros militares.

Atualmente a Polícia Militar do Paraná (PMPR) conta com um efetivo de 19,5 mil policiais em todo o estado. A última contratação foi de 2.510 mil policiais militares, 526 bombeiros militares e 189 cadetes, sendo que alguns já se formaram e outros se formarão até março de 2013.

A remuneração durante o curso de formação é de uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.463,03, que é referente ao salário de um soldado de 2º classe, e após a conclusão o soldado, agora de primeira classe, recebe o valor de R$ 3.225,99. As inscrições seguem até o dia 21 de janeiro, às 14 horas.

A realização das provas está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2013, e contará com 40 questões objetivas divididas entre Português, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e atualidades. Haverá também a redação. Todo o conteúdo será de nível de Ensino Médio (2º Grau) e está disponível no edital. O processo de avaliação será dividido em prova escrita, teste físico, avaliação psicológica, exame clínico e uma avaliação social.

As vagas são regionalizadas sendo: 1º Núcleo – Curitiba, Região Metropolitana e Litoral; 2º Núcleo – Londrina e região; 3º Núcleo – Maringá e região; 4º Núcleo – Ponta Grossa e região; 5º Núcleo – Cascavel e região. Os inscritos poderão escolher a região em que irão tentar a vaga.

Para se inscrever os candidatos devem ter o Ensino Médio completo, idade máxima de 30 anos, estar em dia com suas obrigações eleitorais e com o serviço militar. As demais informações como nota de corte, conteúdo programático e as regiões escolhidas, estão disponíveis no edital publicado no site http://www.fafipa.