Por Luiz Henrique de Oliveira

CONTRAMANOELDENTRO

(Foto: Reprodução Facebook)

Um comentário infeliz e preconceituoso de um internauta de Curitiba, que se diz formado em Economia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), gera revolta na rede social facebook. No final da noite de ontem, ao compartilhar uma notícia em que o meio campista Paulo Baier do Atlético Paranaense pede a ida à seleção do companheiro de equipe Manoel, o rapaz postou a seguinte frase: “Só se for para a seleção de gorilas africanos”, afirmou.

Desde que a postagem foi feita, inúmeros internautas revoltados postam palavras de ordem. “Como pode existir este tipo de preconceito em nossa sociedade? O tempo passa e as pessoas não evoluem”, disse um internauta.

“Vou procurar uma delegacia e denunciar você, porque isto é crime”, disse outro usuário do facebook. Se o responsável pelo comentário lamentável for identificado, de fato ele pode responder pelo crime de injúria racial.

Um pouco depois do relato, o internauta retirou o post e justificou-se:

manoeldentro2

Polêmica durante jogo

O zagueiro Manoel, um dos destaques do Furacão em 2013, já foi vítima deste tipo de atitude racista dentro de uma partida de futebol. No ano de 2010, em jogo válido pela Copa do Brasil entre Atlético e Palmeiras,  o zagueiro Danilo foi flagrado chamando Manoel de: ‘Macaco’. O jogador, que atualmente está na Itália, foi condenado por injúria qualificada.