Da SMCS

Começou na noite desta sexta-feira (5) e vai até domingo a 31ª Festa do Frango, Polenta e Vinho de Santa Felicidade, no Bosque São Cristovão. O evento é uma das atrações do Festival de Inverno de Curitiba e tem o apoio do Instituto Municipal de Turismo (Ctur). Mais de 18 mil pessoas são esperadas neste fim de semana.

POLENTA

Fruet participou do 1° dia do evento (Foto: Divulgação SMCS)

O prefeito Gustavo Fruet participou da abertura. Ele foi recepcionado pelo Grupo de Folclore Ítalo Brasileiro e depois percorreu as barracas de comidas típicas, cumprimentou participantes da festa e visitou a cozinha.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e da comissão organizadora da festa, que foi declarada oficialmente aberta pelo pároco de Santa Felicidade, padre Cláudio Ambrósio, que rememorou um trecho da história local. “Há 130 anos, em 1873, foi rezada a primeira missa em Santa Felicidade em uma capela de madeira e desde então igreja e a sociedade civil caminham em harmonia” disse. Os hinos da Itália e Brasil foram executados por músicos locais.

O prefeito destacou a importância de renovar a tradição e anunciou que acabara de sancionar a lei de autoria do vereador Aldemir Manfron que institui o dia 23 de novembro com Dia de Santa Felicidade. “É gratificante ver famílias reunidas participando da comunidade e desta festa que, pela sua tradição, é destaque no Paraná e no Brasil” disse Fruet.

Ele também agradeceu o apoio da Associação Comercial de Santa Felicidade e falou das melhorias na saúde e educação implantadas na região: “A Prefeitura ampliou o horário de atendimento de uma unidade de saúde e inaugurou a Gibiteca do Jardim Pinheiros. Também vamos construiu mais duas creches na região: uma no Jardim Pinheiros/Ipê, para atender a 150 crianças, e outra no bairro São João, para mais 150 crianças de zero a cinco anos”.

Acompanhado pela administradora da regional Santa Felicidade, Maria José Serenato, o prefeito visitou, entre outras, duas barracas de produtos artesanais feitos por pessoas atendidas por programas da Fundação de Ação Social.

Horários

A festa, que prossegue até a tarde deste domingo (07), é organizada pela comunidade italiana de Santa Felicidade. A programação prevê, além das comidas típicas, apresentações de danças folclóricas e atividades recreativas para crianças.
Neste sábado (06), a festa vai das 10h às 22 horas. O horário de funcionamento da cozinha principal é das 11h30 às 16 horas e, depois, a partir das 17h30.

No domingo, último dia do evento, os portões abrem ás 9 horas e fecham às 18 horas. A cozinha funciona das 11h às 16 horas.

31ª Festa do Frango, Polenta e Vinho no Bosque São Cristovão
Ingresso: R$ 4. Com o estacionamento incluso, o valor sobe para R$ 12.

Sábado | 06 de julho de 2013
– 10h: Abertura do bosque para visitantes
– 12h: Almoço com pratos típicos Pratos típicos preparados pela comunidade: macarrão, risoto, polenta, frango a passarinho e saladas diversas e ainda o churrasco de festa e várias barracas com variedade de salgados, doces e artesanato.
– 12h15: Show com “Coro Infanto-Giovanile”
– 13h15: Show com “IL Mondo”
– 15h30: Grupo Folclórico “Ítalo Brasileiro de Santa Felicidade” e grupos convidados
– 18h: Show com “Banda En&aios”
– 20h: Show dançante com “Quarteto Allegri Musicanti”
– 22h: Fechamento dos portões
– 23h: Encerramento

(Atendimento da cozinha principal das 11h30 às 16h e 17h30 às 22h30)

Domingo | 07 de julho de 2013
– 9h: Abertura do bosque para visitantes
– 9h30: Santa Missa Em italiano, com participação do Coral Folclórico “Italiano de Santa Felicidade”
– 11h15: Almoço festivo e música italiana
– 11h30: Show com “Coral Folclórico Italiano de Santa Felicidade”
– 12h45: Show “I Veneti in Brasile”
– 15h30: Apresentações folclóricas
– 16h45: Banda En&aios
– 18h: Fechamento dos portões
– 19h: Encerramento