Da Redação

A obra de duplicação de 14 quilômetros da PR-415 (rodovia João Leopoldo Jacomel), no trecho entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, começou hoje (25.08). As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e da empresa iniciaram a locação, marcação e o levantamento das interferências de energia, telefonia e água no local. O investimento da obra será de R$ 145,5 milhões.

JOÃO-LEOPOLDO-JACOMEL

Foto: Divulgação

Nessa primeira etapa as equipes irão executar os serviços de alargamento da ponte sobre o rio Piraquara sentido Pinhais, e no sentido contrário até Piraquara, além da ampliação de mais três pontes.

Serão duas frentes de trabalho, fazendo a ampliação das pontes, terraplanagem e os serviços complementares necessários. “A PR-415 é a principal ligação de Curitiba com os municípios de Pinhais e Piraquara. A duplicação irá ampliar a capacidade de tráfego e dar mais segurança aos usuários”, afirma o diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Junior.

OBRA- Ao longo do trecho serão executados serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem e obras de arte corrente, obras de artes especiais (viadutos, passarelas, ciclovias), além de restauração rodoviária, sinalização e iluminação pública.

No primeiro trecho, entre o Rio Atuba (divisa entre Curitiba e Pinhais) e o Carrefour Pinhais, será implantada mais uma faixa de circulação em cada lado da Avenida João Leopoldo Jacomel, ao longo de 3,9 quilômetros.

Com as novas faixas, o trecho ficará com seis pistas, três de cada lado. Também serão construídas ciclovias e calçadas. A nova faixa terá prioridade para os ônibus e será usada para conversões de veículos.
O segundo trecho, entre Pinhais até Piraquara, terá seis faixas de circulação, quatro a mais que atualmente. A terceira faixa dará preferência também aos ônibus e as conversões dos veículos. Haverá também pontos de retorno, viadutos, passarelas, ciclovias, calçadas e uma iluminação central.