Da Redação

Foto: Reprodução Urbs

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) anunciou na tarde desta terça-feira (4) mudanças na linha Aeroporto, que hoje sai do Centro Cívico e segue até o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. A ideia do governo do estado é promover maior integração entre as duas cidades, colocando paradas da linha no Terminal Boqueirão e Terminal Central de São José dos Pinhais, em ambos os sentidos. A mudança começa a valer na segunda-feira (10).

A alteração na linha é resultado de uma tratativa entre Comec e Superintendência da Infraero do Aeroporto Afonso Pena e visa atender a uma demanda de funcionários e passageiros do aeroporto que precisam de uma alternativa mais rápida e direta para seus deslocamentos.

O funcionário de uma empresa aérea que mora em Curitiba, porém, disse à Banda B que isso pode prejudicar o deslocamento para quem sai da capital. “Antes a gente saía praticamente do Centro de Curitiba, agora será preciso ir até o Terminal Boqueirão, mesmo de Ligeirão isso provoca um deslocamento maior”, disse.

Até agora, o ligeirinho saía do aeroporto e fazia a primeira parada na estação-tubo Salgado Filho (bairro Uberaba), onde era possível fazer integração. Depois seguia para o centro da capital.

Com a alteração, o ligeirinho fará a primeira parada no Terminal Central para atender principalmente os que moram em São José dos Pinhais e trabalham no aeroporto. Depois, o ônibus segue para o Terminal Boqueirão onde os usuários poderão fazer as seguintes integrações: para ir para o centro (Praça Carlos Gomes) terão a disposição o Expresso 500-Ligeirão Boqueirão e o 503-Boqueirão. Os que desejam ir para Museu Oscar Niemeyer, Centro Cívico, Círculo Militar, Terminal Guadalupe e Paiol devem embarcar no ligeirinho 505-Boqueirão/C.Cívico.

As pessoas que estão na estação-tubo Salgado Filho poderão utilizar a linha 022-Inter2 para ir até o Terminal Hauer. Neste local, fazem conexão com o Terminal Boqueirão onde embarcam na nova linha para chegar ao aeroporto.

Quem vem do aeroporto e deseja ir até a Rodoferroviária, no Terminal Boqueirão deverá embarcar no ligeirinho 505-Boqueirão/C.Cívico. Na estação-tubo Paiol deve fazer integração com a linha 518-PUC/Rodoferroviária.

A Urbs (Urbanização Curitiba SA) vai ampliar o atendimento do ligeirinho 518-PUC/Rodoferroviária. Esta linha operava somente nos horários de entrada e saída das aulas da PUC mas, a partir de 10 de abril, vai passar a operar o dia todo. Esta alteração vai melhorar também o atendimento dos usuários de Fazenda Rio Grande que utilizam a linha F02-Ctba/Fazenda e precisam se deslocar até a Rodoviária. Na estação nova da PUC poderão embarcar na linha 518-PUC/Rodoferroviária.