Por Felipe Ribeiro e Flávia Barros

Como comemoração ao aniversário de Curitiba, um empresa de projetos e soluções para cidades inteligentes lançou nesta quarta-feira (29) uma mini cidade para aproximar crianças de assuntos como tecnologia, sustentabilidade e mobilidade urbana. A parceria da iCities com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) e a Secretaria Municipal da Educação levou crianças de rede pública para se buscar, de um jeito diferente, fazer com que as crianças possam fazer a diferença.

De acordo com o diretor da iCities, André Telles, o projeto simula um ambiente lúdico que mostra uma mini cidade inteligente, com a busca demonstrar como seria uma cidade no futuro. “As crianças participam de oficinas sobre energias renováveis, mobilidade urbana, questão da separação de resíduos e assuntos de tecnologia, como robótica e realidade virtual. A gente acredita que essa mudança no planeta vai acontecer pela criança. Com o encantamento, a criança pode influenciar em casa e ter como natural ver um veículo elétrico, fazer o reaproveitamento da água da chuva ou um telhado verde”, disse em entrevista à Banda B.

Durante o evento, será abordado ainda o conceito de lixo zero. Para isso, serão instaladas composteiras de resíduos sólidos e uma horta suspensa. A minicidade inteligente fica montada até o dia 28 de junho, na sede do IBQP – Instituto Brasileiro da Qualidade e da Produtividade.