Por Caio Porthus

Após conquistar sua primeira vitória no Couto Pereira no Campeonato Brasileiro, o Coritiba visitará o Palmeiras, pela 17ª rodada. Com o resultado de 2 a 0 sobre o Vitória, o Coxa saiu da lanterna da competição, e quem assumiu seu lugar foi o próprio Palmeiras. Agora, na 17ª posição, com 15 pontos, o Verdão pode pular até a 14ª posição em caso de vitória sobre o Alviverde Paulista, e finalmente sair da zona de rebaixamento.

O Coritiba conquistou sua primeira vitória no Couto, e agora pretende sair da ZR (Foto: Divulgação/Coritiba).

O Coritiba conquistou sua primeira vitória no Couto, e agora pretende sair da ZR (Foto: Divulgação/Coritiba).

O Coritiba terá três desfalques com relação ao time que entrou em campo no último jogo. Dudu e Norberto saíram da partida contra o Vitória lesionados, e Gil recebeu seu terceiro cartão amarelo, ficando suspenso. Robinho volta após cumprir suspensão por ter sido expulso na partida contra o Flamengo. O meia Alex segue em recuperação, e ainda não será relacionado para a partida.

Apenas um ponto separa as duas equipes na tabela. O confronto direto será importante para que ambos possam ter a possibilidade de encerrar o primeiro turno do torneio fora da ZR, numa posição mais confortável. Palmeiras e Coritiba já se enfrentaram 35 vezes no Campeonato Brasileiro desde 1961. Foram 13 vitórias dos paulistas, contra 11 empates e 11 vitórias do Coxa. Como mandante, porém, a vantagem do Palmeiras é maior. Venceu 9, perdeu 4 e empatou 5 vezes. Mesmo com mais vitórias, o Palmeiras não vence o Coritiba há cinco jogos. No último encontro dos dois, o Coxa venceu por 1 a 0, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Crise hermana

Após assumir o cargo do Palmeiras, o treinador Ricardo Gareca não venceu nenhuma partida pelo Campeonato Brasileiro. São dez jogos sem vitória, sete deles sob o comando do argentino. O Alviverde paulista foi da 11ª posição para a lanterna da competição, e segue pressionado para sair desta incômoda situação no ano de seu centenário. É bom lembrar ainda, que o time acabou de voltar da Série B, e que agora corre o risco de ser rebaixado pela 3ª vez nos últimos anos.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X CORITIBA

Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP).
Data: 23 de agosto de 2014.
Horário: 21h00.

Palmeiras: Fabio; Wendel, Lúcio, Tobio e Victor Luis; Renato, Marcelo Oliveira, Mendieta e Allione; Mouche e Henrique.
Técnico: Ricardo Gareca.

Coritiba: Vanderlei; Reginaldo,  Leandro Almeida, Welinton e Dener; Baraka, Hélder, Germano e Robinho; Zé Eduardo e Keirrison.
Técnico: Celso Roth.