Por Denise Mello e Daniela Sevieri

Limpeza do Calçadão da XV durou toda a madrugada – Foto: DS/Banda B

Depois de alguns adiamentos por causa do mau tempo, o histórico e tradicional Calçadão da Rua XV de Novembro passou por uma lavagem na noite dessa terça-feira (31). A limpeza, que contou com uma equipe de 25 pessoas, durou toda a madrugada. Com muita água reutilizada, sabão e esfrega-esfrega de vassouras, todo o calçamento foi limpo. O prefeito Rafael Greca esteve no local na abertura da limpeza, por volta das 22h30.

“E um projeto normal de limpeza da cidade, de urbanidade,e civilização. O centro de uma cidade não pode ser entregue à sujeira e ao abandono”, disse Greca.

A lavagem do calçadão começou às 22h na Rua Presidente Farias e foi até a Praça Osório.

Greca acompanhou o início dos trabalhos – Foto: Banda B

Foram utilizados uma motovarredeira, 30 vassouras, dez regadores e um carrinho elétrico foi usado como apoio para retirar o lixo. Moradores em situação de rua foram orientados previamente e os que ainda estavam no local foram atendidos pelas equipes da Fundação de Ação Social.

Segundo Greca, todos os calçadões do Centro serão limpos com frequência. “Vamos limpar também o calçadão da Barão, do Centro Histórico, da Jesuíno Marcondes, da Comendador, enfim, todos os cinco calçadões da região central serão limpos todos os meses, sendo um a cada semana. Tudo aliado a uma forte acolhida aos moradores de rua”, afirmou. “Tem merda humana no calçadão, incrustada. Isso dá doença. Está sujo e temos que limpar”, completou.

O serviço, feito com água de reuso, utilizou cerca de 200 litros de detergente desengordurante . A iniciativa tem o apoio dos comerciantes.

Limpeza do calçadão – Foto: Banda B