Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

sara-furquim2

Sara Furquim começou a dar aula em 1938. (Foto: Reprodução/Jornal da Manchete)

Todo dia 15 de outubro é a mesma coisa. O telefone toca, flores e cartas chegam. Ninguém quer perder a oportunidade de parabenizar a professora Sara Furquim pelo seu dia. Com 96 anos de idade, ela ainda é lembrada por muitos alunos que ensinou ao longo de quase meio século de carreira.

Moradora de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, Sara começou a lecionar em 1938, depois de se formar no Magistério na já extinta Escola Normal Secundária. Ela se aposentou depois de dedicar 47 anos da vida a tão amada profissão. “Eu sempre gostei muito de dar aula, tinha um prazer imenso no que fazia. Nunca precisei castigar aluno nenhum ou colocar estudante para fora da sala, foi uma tranquilidade só”, comentou Sara. Ela é o destaque do programa Bom Dia Trabalhador da Rádio Banda B que vai ao ar neste domingo (18) a partir das 6h.

Mesmo aposentada e com quase um século de vida, ela ainda dá aulas particulares para quem pede. Essa é uma forma de relembrar com carinho da época em que lidava com as salas de aula cheias. “Eu passei 10 anos trabalhando com alunos da primeira série e adquiri jeito pela coisa. Era incrível, porque eu pegava crianças sem saberem nada e, até setembro, elas já estavam lendo e escrevendo”, disse a professora.

Entre as centenas de alunos que passaram pela vida de Sara, estão professores renomados e até um ex-prefeito. “Eu o conheci desde que ele era criança. Foi sempre um estudante muito querido. A família dele morava bem perto da minha casa. Além dele, tive vários outros alunos que cresceram bastante com os estudos”, contou.

No Dia do Professor, comemorado nesta quinta-feira, Sara aproveita para receber todo o carinho de quem um dia teve a oportunidade de tê-la como mestre. “O 15 de outubro é muito importante para mim. Eu acredito que o professor precisa ser um exemplo em sala de aula, porque ele é imitado pelos alunos. É muito gratificante ver que o trabalho de toda uma vida deu certo”, concluiu.

Bom Dia Trabalhador

A professora Sara Furquim é o destaque do quadro Gente Que Trabalha do programa Bom Dia Trabalhador deste domingo. Para mais informações, é só sintonizar na Rádio Banda B AM 550 às 6h. Com uma hora de duração, o programa sempre traz curiosidades e tira todas as dúvidas sobre questões relacionadas ao âmbito profissional.