Com 500 equipamentos a menos, já que nesta semana 10 caixas com 50 tablets foram roubados da Secretaria de Educação do Paraná, no bairro Cajuru, em Curitiba, os técnicos das Coordenações Regionais de Tecnologia da Educação dos Núcleos Regionais passaram por um curso de formação ao longo da semana para orientar os professores do ensino médio sobre o uso dos tablets em sala de aula. Os equipamentos começam a ser entregues a partir do início das aulas.

Capacitação

Foram capacitados 80 técnicos, que serão responsáveis por repassar os conteúdos aos profissionais da educação da rede estadual. Dezesseis escolas, de 10 Núcleos Regionais de Educação, participam de um projeto piloto de implantação da internet nas salas de aula.

“A formação das equipes dos Núcleos Regionais acontece para que elas orientem as equipes pedagógicas e os professores das escolas sobre o registro de classe on-line e sobre o uso dos novos tablets já no início da semana pedagógica, prevista para os dias 4 a 8 de fevereiro”, explicou Rogério Bufrem Riva, diretor de Tecnologia Educacional.

O assalto

Uma quadrilha rendeu vigilantes e funcionários do Instituto de Desenvolvimento Educação do Paraná – Fundepar -, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação do Paraná, na rua Capitão Guilherme Bianchi, no bairro Cajuru, em Curitiba, no início da manhã da última sexta-feira (25). De acordo com a polícia, 50 caixas com 10 tablets, destinados às escolas estaduais, foram roubados.

Por volta das 7h40, os bandidos chegaram em dois veículos, um Vectra cinza e um furgão branco. Eles bateram no portão do Fundepar e renderam um vigilante que foi atendê-los. Depois disso, dois caseiros do local também foram rendidos e levados a uma sala do instituto. À medida que funcionários chegavam para trabalhar, também eram trancados no mesmo cômodo. A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR) investiga o caso.