Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Com mais de trinta e cinco anos de atividades, a Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar) convida todas as pessoas cegas de Curitiba a se inscreverem para cursos gratuitos. Entre os cursos oferecidos estão braile, ensino de jovens e adultos e de mobilidade.

adeviparFoto: Divulgação

Em entrevista com a Banda B nesta segunda-feira (27), o presidente Talivo Leite convocou não só aos deficientes visuais, mas toda a população da cidade a comparecer e participar da Adevipar. “Somos uma grande equipe e buscamos crescer para poder ajudar aos deficientes visuais. Hoje temos 150 associados e 58 alunos, mas percebemos que muito ainda precisa ser feito”, disse.

Presidente por cerca de vinte anos e atual vice-presidente, Joarez Martins destacou a prioridade de inclusão do deficiente na sociedade e pediu a colaboração a todos que puderem. “A inclusão do cego na sociedade já melhorou muito, mas temos uma dificuldade muito grande já que o estado passa a sua responsabilidade para nós e não faz o suficiente”, lamentou.

Mobilidade

Para Adelor Santos, o Centro de Curitiba é o único local da cidade que conta com um local adequado para o deficiente visual e muito ainda precisa ser feito. “Nosso curso da Adevipar busca ajudar todos a se locomoverem na cidade. Hoje temos uma dificuldade muito grande, já que motoristas estacionam em calçadas, não há um cuidado com buracos e quando ele existe, colocam um fio que nos atrapalha”, explicou.

A Adevipar

A Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar) foi fundada em 25 de maio de 1979, por um grupo de pessoas com deficiência visual, que sentiam a necessidade de criar uma associação dirigida por eles mesmos onde teriam condições de defender seus próprios interesses.

Na área esportiva, a Adevipar participou de várias competições estaduais, regionais e nacionais, sempre classificando-se nas primeiras colocações. Em aproximadamente 5 anos de fundação, a Adevipar deu início a um forte trabalho referente a profissionalização de pessoas cegas, promovendo a formação, capacitação, colocação profissional e acompanhamento dos mesmos no mercado de trabalho.

Quem puder fazer qualquer colaboração ou conhecer a Adevipar, basta entrar em contato pelo telefone: 3347-3904.