O Colégio Estadual de Campo Mourão recebeu na última semana de março o curso de capacitação da Brigada Escolar, que contou com a participação de soldados do Corpo de Bombeiros. Foram capacitados 88 professores e diretores de escolas do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. O curso também instruiu alunos sobre com o agir em situações de emergência.

A capacitação reuniu as doze turmas do colégio, que fizeram uma simulação de abandono para situações emergenciais, orientada pelos bombeiros. Já o treinamento dos professores começou com orientações de funcionamento das Brigadas nas escolas e, depois, com demonstrações práticas de prevenção de acidentes, afogamentos por líquidos e sólidos.

Outra prática orientada pelo Corpo de Bombeiros foi a identificação dos tipos de extintores e de como utilizá-los no combate a incêndios. Nessa etapa, alguns alunos do Colégio estiveram presentes e também foram orientados na utilização dos equipamentos.

Mariliz Ribas, da equipe de Ensino do Núcleo Regional da Educação, destacou a importância da atividade para todos os que fazem parte do meio escolar. “Os procedimentos demonstrados são de grande valia, para professores e alunos”, afirma.

GOIERÊ – A Escola Estadual Moreira Salles, de Moreira Sales, do Núcleo Regional de Goioerê, também realizou a simulação de abandono em situação de emergência e aproveitou para filmar os procedimentos. De acordo com o professor Carlos Antonio Fuentes, o objetivo é ajudar outras escolas. “Quando fomos fazer o treinamento de abandono do prédio com os alunos, foi difícil achar um vídeo para servir de material de apoio, então filmamos o nosso treinamento. Acreditamos que o vídeo poderia servir para outras escolas”, disse ele.

Confira o vídeo: www.youtube.com/watch?v=rDRAxsnczxE