Redação com SMCS

Já é intensa a movimentação no entorno da Arena da Baixada para o jogo, logo mais, entre Irã X Nigéria. As três câmeras da empresa Sul ao Vivo, parceira da Banda B, mostram em tempo real que torcedores já se aglomeram nas ruas próximas. Você pode acompanhar tudo aqui pelo site da Banda B.

bloqueio-arena

Bloqueio total acontece a partir do meio dia. Foto: AN/Banda B

Depois de 64 anos, a cidade de Curitiba volta a sediar jogos da Copa do Mundo. Serão quatro jogos que acontecem na nova Arena da Baixada, no bairro Água Verde, totalmente reformada para os jogos do mundial. O estádio-sede na Copa de 50 foi o Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, no bairro Rebouças. A primeira disputa acontece nesta segunda-feira (16) entre as seleções do Irã e da Nigéria, que se enfrentam pela primeira fase da Copa do Mundo, a partir das 16 horas.

Por isso, nesta segunda-feira (16) já está sendo implantado o bloqueio das ruas ao redor da Arena da Baixada, medida que será repetida em todos os dias de jogos em Curitiba. O bloqueio é necessário por motivos de segurança. Para assegurar a livre circulação dos moradores, comerciantes, trabalhadores e clientes de estabelecimentos, foi realizado um cadastramento.

Também por questão de segurança, o Exército Brasileiro começa a partir das 10 horas uma verificação total em todo quadrilátero ao redor da Arena. A varredura é para se certificar da ausência de qualquer tipo de explosivos.

Desde a zero hora, é proibido estacionar nas ruas do perímetro de bloqueio. A partir das 10 horas, somente carros credenciados entram na área e a partir do meio-dia será proibida a circulação de veículos no quadrilátero.

Torcedores que têm ingresso para os jogos do Mundial terão acesso à Arena, a pé, a partir das ruas bloqueadas.

O perímetro abrange as seguintes vias:

· Rua Desembargador Westphalen (entre Avenida Silva Jardim e Rua Chile)
· Rua Chile (entre Rua Des. Westphalen e Avenida Água Verde)
· Avenida Água Verde (entre Rua Chile e Rua Bento Viana)
· Rua Bento Viana (entre Avenida Água Verde e Avenida Silva Jardim)
· Avenida Silva Jardim (entre Rua Bento Viana e Rua Des. Westphalen)

Os pontos de verificação de veículos estão localizados nos seguintes cruzamentos: Rua Bento Viana com Rua Brasílio Itiberê; Av. Silva Jardim com ruas Ângelo Sampaio e Buenos Aires; Rua Des. Westphalen com Av. Iguaçu; e Rua Chile com Rua Nunes Machado.

Os pontos de acesso do Ônibus-Arena são as ruas: Engenheiros Rebouças – acesso à Av. Mal Floriano Peixoto; Petit Carneiro – acesso à Av. República Argentina; e Buenos Aires – acesso à Av. Sete de Setembro. Há uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Silva Jardim, entre as ruas Bento Viana e 24 de Maio. Veja mais sobre as linhas de ônibus que levam à Arena Aqui

Os pontos de táxi estão localizados na Rua Nunes Machado, entre as ruas Chile e Brasílio Itiberê. O fluxo dos táxis seguirá pelas ruas Brasílio Itiberê, 24 de Maio e Des. Westphalen.

O acesso aos hospitais da região será feito pela Av. Silva Jardim, com entradas nas ruas Maurício Caillet, Desembargador Motta e Nunes Machado.

A área de desvio de trânsito é formada pela Av. Batel, Rua Dr. Pedrosa, Av. Visconde de Guarapuava, Rua Cons. Laurindo, Rua João Negrão, Rua Cons. Dantas, Av. Pres. Kennedy, Rua D. Pedro I, Rua Álvaro Jorge, Rua Guararapes, Rua Castro Alves, Rua Carneiro Lobo, Rua Guilherme Pugsley e Rua Saint’ Hilaire.

Agentes da Setran e oficiais da Polícia Militar do Paraná e do Exército estão na região para fazer as orientações necessárias ao público.