Cinquenta e dois municípios paranaenses já podem contar com as Patrulhas do Campo para recuperação e adequação de suas estradas rurais, medida essencial para o escoamento da produção agrícola, para o transporte escolar e o deslocamento das pessoas que moram no campo. Nesta sexta-feira (26), o governador Beto Richa entregou mais duas Patrulhas do Campo, em Foz do Jordão e Pinhão, municípios do centro-sul do Estado. As Patrulhas são entregues para municípios organizados em consórcios. Até agora, nove consórcios já receberam os equipamentos. Até o final de maio, todas as 30 patrulhas adquiridas pelo governo estadual serão entregues.

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. “São equipamentos fundamentais para o trabalho no campo. As prefeituras na maioria das vezes não têm condições de suprir essa demanda, então damos esta grande força para que os prefeitos readequem as estradas, ligando o campo às cidades”, afirmou o governador Beto Richa em Foz do Jordão.

As patrulhas do Campo entregues nesta sexta-feira atenderão aos municipios reunidos nos consórcios CMC (Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barrero, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond) e Vale do Rio Jordão (Guarapuava, Pinhão, Candoi e Reserva do Iguaçu).

PLENO VAPOR – Em Bom Sucesso do Sul, município do Sudoeste, as máquinas da patrulha estão a pleno vapor. Nesta semana, elas fazem o cascalhamento das vias na comunidade Sagrada Família.

“Com o apoio do Governo, avançamos mais rápido na recuperação das estradas e melhoria na vida do homem do campo”, ressaltou o prefeito do município, Antonio Celso Pilonetto. O município de Bom Sucesso do Sul faz parte do Consórcio intermunicipal de Portal do Pinhão, um dos primeiros a receber a Patrulha do Campo. As máquinas e equipamentos são utilizadas, em rodízio, por Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco e Vitorino.

AVALIAÇÃO – Na última quinta-feira, o governador entregou outras patrulhas para consórcios do Norte Pioneiro, que juntos atendem 16 municípios. Um deles é o consórcio Codren, formado por Wenceslau Braz, Salto do Itararé, Santana do Itararé e Siqueira Campo. O prefeito de Wenceslau Braz, Athayde Ferreira dos Santos Junior, afirmou que o conjunto de equipamentos uma melhora muito grande para o sério problema de perda no escoamento de nossa produção. “Nossa região necessitava há tempos deste maquinário, pois temos quase 300 quilômetros de estradas rurais na região”, informou. Os municípios que formam o consórcio vão revezar o uso das máquinas. “Com estrada boa nossos caminhões não quebram e isso barateia o custo”, destacou Fernando Marques (41), produtor de soja e milho.

O prefeito de Japira, Wilson Rony de Oliveira Santos, enfatizou que a presença da Patrulha do Campo dará forte impulso ao trabalho de readequação das estradas rurais. “Não temos condições de fazê-lo sozinhos”, disse o prefeito, presidente do Consórcio Civarc (que inclui Conselheiro Mayrink, Ibaiti, Jaboti, Jundiai do Sul, Pinhalão e Tomazina).

“Já aconteceu de precisarmos dessas máquinas e a prefeitura não ter. Agora, vai nos ajudar”, contou José Morfinatto (70), agricultor da região. O cafeicutor José Eurides Stecca (61) disse que uma estrada adequada diminui as perdas da lavoura. Ele produz cerca de 4 mil sacas de café por ano e contou que boa parte se perde no caminho devido às más condições das vias.

“As patrulhas serão de fundamental importância para o nosso desenvolvimento. As estradas estão precisando de melhorias, sobretudo depois de três meses de chuva intensa. Esses equipamentos chegam em boa hora”, declarou o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria.

Ele ressaltou ainda que o projeto será consistente por “envolver pessoas especializadas na área”.

PATRULHAS DO CAMPO ENTREGUES:

Consórcio G5: Carlópolis, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora e Ribeirão Claro

Consórcio Civarc: Conselheiro Mayrink, Ibaiti, Jaboti, Japira, Jundiai do Sul, Pinhalão e Tomasina

Consórcio Codren: Salto do itararé, Santana do Itararé, Siqueira Campos e Wenceslau Braz

Consórcio CMC: Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barrero, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond

Consórcio Vale do Rio Jordão: Guarapuava, Pinhão, Candoi e Reserva do Iguaçu

Consórcio Cidrepar: Ibiporã, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Bela Vista do Paraíso

Consórcio Piquiriguaçu: Catanduvas, Diamante do Sul, Campo Bonito, Ibema e Guaraniaçu

Consórcio Procaxias: Boa Esperança do Sul, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge do Oeste, Tres Barras do Paraná (Oeste)

Consórcio Portal do Pinhão: Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco e Vitorino