Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

A Defesa Civil Estadual divulgou na tarde deste domingo (30) o número atual de desabrigados que permanecem em alojamentos dos municípios afetados. São, ao todo, aproximadamente 13 mil pessoas que estão desabrigadas. Já os afetados pela chuva somam pouco mais de 102 mil pessoas.

São 89 municípios em todo o Paraná afetados pelas chuvas que já duram quase duas semanas. De acordo com o boletim oficial, as regiões mais prejudicadas foram os municípios da região metropolitana de Curitiba, o centro-sul e o sudoeste do estado. Em Ipiranga, 10 pessoas ficaram feridas por causa das chuvas e, em Telêmaco Borba, duas pessoas também foram socorridas. Em Laranjeiras do Sul, duas pessoas morreram em decorrência das chuvas. O governo do Paraná decretou estado de emergência em 59 cidades.

Kits

O Corpo de Bombeiros enviou na manhã desta segunda-feira (1º) um caminhão contendo cerca de 1,3 mil kits utensílios para famílias atingidas pela chuva. A Defesa Civil Estadual preparou o material que será entregue a 80 municípios.

Os kits contêm copos, panelas, baldes, vassouras, talheres, entres outros. Os objetos que integraram os kits foram doados pelo Hipermercado Condor. De acordo com o tenente Edimilson de Barros do Corpo de Bombeiros, roupas e outros auxílios estão sendo levados às famílias pelas prefeituras das respectivas cidades. “Essa é mais uma ajuda para as famílias que estão sofrendo com a perda de muitas coisas”, disse.