Cerca de 20 mil trabalhadores da categoria participaram de mobilizações do Dia Nacional de Lutas e bloquearam BR-376, BR-277 em dois pontos e Contorno Sul, que liga BR-116 à BR-277. Atendendo a solicitação da Força Sindical do Paraná, os metalúrgicos da Grande Curitiba fizeram paralisações e fecharam nesta manhã (11) várias rodovias federais, para marcar o  Dia Nacional de Lutas pela aprovação da Pauta Trabalhista.

As mobilizações ocorreram das 5h00 as 10h00, e envolveram cerca de 20 mil trabalhadores nas empresas Volvo, Renault, Volkswagen, JTekt, CNH, Bosch, Brafer, WHB, Arotubi, Aethra, Parque Industrial da Volks (PIC),  Perfecta, Hass, GL, Maflow, Seccional, Pial Legrand. Nas montadoras, os metalúrgicos do 1º e 3º turnos decretaram paralisação e só retornam ao trabalho amanhã. Novas mobilizações ocorrem na entrada do 2º turno, a partir das 14h, e às 16h, na Praça Rui Barbosa, ao lado de trabalhadores de outras categorias.

As ações são lideradas pela Força Sindical e Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, e sua realização foi aprovada previamente pelos trabalhadores, em assembleias, na semana passada.

As mobilizações fecharam rodovias federais e o Contorno Sul, que liga a BR-116 à BR-277, sentido norte do Estado.