Da AEN

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 5 mil pessoas assistiram ao Desfile de 7 de Setembro na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, neste sábado, onde estão localizadas as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, além da prefeitura da capital.  O público acompanhou a passagem de unidades do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal dedesfile Curitiba.

DESFILE – O desfile deste ano, promovido pelo Governo do Estado em cooperação com as Forças Armadas e o município, teve a participação de mais de 1,5 mil alunos de escolas municipais e estaduais e de centenas de representantes de organizações da sociedade civil.

Na sequência, foi a vez da passagem de militares e veículos das Forças Armadas e da Polícia Militar, além dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira. O exército trouxe para a avenida cerca de 1.800 homens e 35 veículos. O encerramento do desfile foi realizado pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, da Polícia Militar do Paraná.

Para o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, comandante da 5ª Região Militar do Exército, o 7 de Setembro é uma data cívica magna, que desperta a valorização pelo Brasil. “Temos que valorizar o nosso país, que tem todas as riquezas possíveis, inclusive a riqueza pessoal do nosso povo. É uma nação especial”, disse.

Marilda Clemente foi para avenida conferir o desfilou e ver o filho João, de 17 anos, representar o Colégio Militar de Curitiba. “É muito bonito. Todo ano venho”, disse. Marilda defendeu mais incentivo ao patriotismo, principalmente para os jovens. “Precisa incentivar. Se todo adolescente tivesse mais patriotismo nosso país seria melhor”, destacou.

Raimundo Cícero levou as duas filhas pequenas, Juliana e Letícia, para assistirem ao desfile. É a primeira vez que elas participam da celebração. “É bom pra mostrar o valor que a pátria tem pra gente. Desde pequenos eles começam a tomar conhecimento”, explicou Raimundo.

O vice-governador, Flávio Arns, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e diversas autoridades estaduais e municipais, além de militares das forças armadas e representantes da segurança pública do Estado, acompanharam o desfile cívico em Curitiba, que começou às 9 horas e foi encerrado ao meio-dia.