Da SMCS

A central 156, serviço de informações da Prefeitura de Curitiba, está com uma equipe preparada para tirar dúvidas e registrar eventuais reclamações sobre o cadastramento de moradores e do entorno da Arena da Baixada, para os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Até esta segunda-feira (12), a Prefeitura havia cadastrados 9.631 endereços e 23.673 pedidos de credenciais.

Os atendentes do serviço passaram por um período de treinamento e estão orientados a responder as principais dúvidas relacionadas ao cadastramento e à operação do estádio e seu entorno nos dias de jogos da Copa do Mundo, que terá quatro jogos na cidade, a partir do dia 16 de junho.

O serviço 156 funciona por telefone 24 horas por dia e conta com 100 atendentes, distribuídos em turnos. Dúvidas que não puderem ser esclarecidas na hora serão encaminhadas aos órgãos competentes, que tomam conhecimento da demanda dos usuários em tempo real.

“A equipe está instruída e capacitada para atender aos usuários. Elaboramos uma instrução de trabalho para que possamos responder bem à maior parte das dúvidas”, diz o supervisor de relacionamento da Central 156Edson Leite.

Cadastramento

Em razão das normas de segurança para a Copa do Mundo, os moradores e trabalhadores do entorno da Arena da Baixada terão de portar uma credencial para circular na área do estádio, que sofrerá bloqueios durante os jogos. Desde o dia 30 de abril, estas pessoas podem preencher um cadastro na internet para receber a credencial, válida para os dias das partidas Curitiba, nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho.

“Os bloqueios começam quatro horas antes e terminam duas horas depois de cada jogo”, explica o Secretário Municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro.

Nesse período, não será permitida a circulação de carros particulares, nem mesmo os credenciados. Os deslocamentos de emergência serão feitos em veículos oficiais. Os moradores e trabalhadores credenciados , assim como os portadores de ingressos, poderão circular a pé em qualquer horário, incluindo o período dos bloqueios.

A partir da zero hora do dia do jogo, até duas horas depois da partida, não será permitido estacionar no entorno do estádio. Os que burlarem a medida poderão ter os automóveis guinchados. “A medida é necessária para garantir a segurança dos torcedores, visitantes e principalmente dos nossos cidadãos”, explica o secretário.

De acordo com Cordeiro, o caderno de encargos da Fifa estabelece, por motivos de segurança, apenas a necessidade de realizar os bloqueios. O cadastramento foi uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba para preservar a liberdade de deslocamento dos moradores e estabelecer exceções ao bloqueio que, de outra forma, seria generalizado.

O cadastro deve ser realizado pela internet. O formulário está disponível no site www.copa2014.curitiba.pr.gov.br/cadastramento. Quem preenche o formulário online recebe um número de cadastro, que deve ser utilizado para retirar as credenciais a partir desta quinta-feira (15) na Central de Cadastramento, na Praça Ouvidor Pardinho, das 8h às 21 horas.

A Central de Cadastramento ficará aberta todos os dias, até 25 de junho, exceto nas datas dos jogos. Quem não puder ir até lá poderá realizar o procedimento na Regional Portão, que fica na rua Carlos Klemtz, 1.700, de segunda a sexta feira, das 8h às 18 horas.

Para retirar a credencial, os moradores devem apresentar RG e comprovante de residência. Trabalhadores da região devem mostrar o RG e também um comprovante de vínculo empregatício. As credenciais podem ser retiradas por qualquer pessoa maior de 16 anos que more ou trabalhe no endereço cadastrado. Um único responsável pode fazer a retirada de todos os cadastrados de um mesmo endereço residencial ou comercial.

Pacientes e seus acompanhantes terão livre acesso aos hospitais da região até mesmo quando as ruas estiverem fechadas para o tráfego de veículos. Moradores que queiram receber visitas nos dias dos jogos devem cadastrar seus visitantes utilizando o mesmo formulário disponibilizado em www.copa2014.curitiba.pr.gov.br/cadastramento.

Vias incluídas na área de cadastramento (veja o mapa):

– Rua Des. Westphalen (entre Avenida Silva Jardim e Rua Chile)
– Rua Chile (entre Rua Des. Westphalen e Avenida Água Verde)
– Avenida Água Verde (entre Rua Chile e Rua Bento Viana)
– Rua Bento Viana (entre Avenida Água Verde e Avenida Silva Jardim )
– Avenida Silva Jardim (entre Rua Bento Viana e Rua Des Westphalen)

Datas e horários dos jogos disputados em Curitiba:

16/06 às 16h Irã x Nigéria

20/06 às 19h Honduras x Equador

23/06 às 13h Espanha x Austrália

26/06 às 17h Argélia x Rússia