A Ceasa do Paraná vai participar da 32ª Mercosuper 2013 – feira e convenção do setor supermercadista, considerada a mais importante do Sul do país – que começa nesta segunda-feira (08) no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa é da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) para promover a geração de negócios entre supermercadistas e fornecedores.

O objetivo é oportunizar uma maior integração com o segmento varejista representado pelas redes de supermercado e ampliar as ações cooperadas com a Apras. Serão expostos produtos classificados, embalados e rotulados que são comercializados por meio de empresas atacadistas e de produtores. No evento a Ceasa também divulgará o projeto de modernização de suas unidades no Estado.

O presidente da Ceasa, Luiz Gusi, explica que todos os dias sai das unidades da Ceasa um significativo volume de produtos hortícolas para abastecer os mercados varejistas locais, regionais e interestaduais, como os hiper e supermercados, feiras livres, restaurantes, redes hoteleiras e sacolões, entre outros.

Estas centrais, complementa Gusi, obrigatoriamente passarão por um processo de modernização, incorporando inovações nos segmentos de logística, gestão, qualidade de produtos e parcerias público-privadas, no sentido de conectar estes equipamentos de abastecimento agroalimentar às grandes tendências e dinâmica de abastecimento das mais modernas centrais no mundo. O processo já está em curso na formulação do projeto da nova unidade em Maringá, a primeira a passar pela modernização.

MODERNIZAÇÃO – Eficiência logística, qualidade, segurança alimentar, a valorização do produto paranaense, competitividade e o desenvolvimento regional são diretrizes estratégicas que compõem a política do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, para o processo de modernização das Centrais de Abastecimento. Para atender tais princípios, a estratégia é mobilizar o setor público e privado no sentido de estabelecer uma aliança estratégica interinstitucional envolvendo representações do segmento produtivo, distribuição, comercialização e consumo para dar sustentabilidade às inovações propostas.

Além disto, outras ações concretas, fruto desta aliança estratégica interinstitucional, são desenvolvidas nos ambientes das unidades da Ceasa, como o processo de monitoramento de resíduos de agrotóxicos e a implantação de Boas Práticas de Comercialização.

ESTRUTURA – Luiz Gusi explica que o Paraná possui um ativo importante no processo de abastecimento do mercado consumidor de frutas e hortaliças, representado atualmente por cinco unidades instaladas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, reunindo cerca de 700 empresas atacadistas e 6,4 mil agricultores que, em conjunto, comercializam anualmente aproximadamente 1,1 milhão de toneladas de hortigranjeiros e geram 23 mil empregos diretos .

Em termos nacionais, a empresa paranaense de abastecimento ocupa a quarta posição entre as 27 congêneres. Além disso, reúne em um só local produtores e atacadistas que comercializam produtos originários de diversas regiões do Estado e do Brasil, com 327 municípios fornecedores somente do Paraná, 1308 municípios localizados em 21 estados brasileiros, além de produtos advindos de vários países (Argentina, Chile, China, Espanha, Holanda, Itália, Estados Unidos da América, Paraguai e Uruguai).

PROGRAMAÇÃO – O ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, a empresária Amália Sina e o alpinista Waldemar Niclevicz farão as palestras magnas da 32ª Mercosuper. O evento acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de abril, no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o presidente da Apras, Cesar Tozetto, as palestras foram escolhidas de acordo com o tema central do evento, que será “O Varejo Planejado – Produção, Logística e Venda”.

No primeiro dia do encontro, Gustavo Loyola, fará a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira”. Loyola é doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e sócio-diretor da empresa Tendência Consultoria Integrada.