Da Redação

debate (2)

Banda B Rádio Debate vai ao ar todo domingo (Foto: Geovane Barreiro – Banda B)

DEBATE1

debate2

DEBATE 3

Um dos maiores problemas da região metropolitana de Curitiba foi o tema do Banda B Rádio Debate, que foi ao ar neste domingo (2). Motivo de várias reportagens, como as ocupações irregulares, a falta de energia elétrica, ou a ausência de saneamento básico, tudo pode ser enquadrado em um mesmo grande tema: o crescimento desordenado das cidades. Ouça a íntegra do programa no ícone acima.

Presentes no debate, de um lado o município de Piraquara, na figura do prefeito Marcos Tesseroli, o professor Marquinhos, que questiona o fato de um município tão rico em recursos naturais sofrer tanta dificuldade em conseguir a pavimentação de uma rua. “Não se pode uma cidade tão importante para a Grande Curitiba ficar a mercê desses recursos”.

Do outro lado, um município de Fazenda Rio Grande, com o prefeito Marcio Wosniack, que questiona as dificuldades em conter o crescimento desordenado. “Os vários loteamentos irregulares aparecem, se marca onde ficaria a casa e só depois vem a rua, a eletricidade e o saneamento”.

Por fim, o programa ainda conta com a participação da socióloga e diretora do setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Tarcisa Silva Bega, que afirma que precisamos enfrentar o problema com urgência. “Ou a gente enfrenta a discussão ou será eterno conflito do grande que diz não, é preciso radicalizar a favor da população”.

O programa é apresentado pelo jornalista Adilson Arantes, tem a produção de Geovane Barreiro e reportagens de Luiz Henrique de Oliveira e Elizangela Jubanski. Ele vai ao ar todo domingo das 12h às 13h.

Quem quiser dar sugestões de temas pode enviar e-mail para [email protected]