Da SMCS

Os cerca de 600 mil carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começam a ser distribuídos pelos Correios nesta segunda-feira (6). O prazo para a quitação à vista, com desconto de 6%, vai até o dia 10 de fevereiro. Os contribuintes podem optar pelo parcelamento em até 10 vezes mensais.

A expectativa é de que todos os carnês cheguem às casas dos contribuintes até o dia 20 de janeiro. Quem não receber até essa data, deve solicitar a segunda via no portal da Prefeitura, no endereço http://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao, e acessar o item “IPTU-segunda via”. O documento também pode ser requerido pessoalmente, no prédio central, localizado no Centro Cívico, ou nas Ruas da Cidadania.

A quitação com bonificação de 6% poderá ser feita na rede credenciada até o dia 10 de fevereiro. Quem optar pelo parcelamento poderá pagar em até dez parcelas, de fevereiro a novembro, com vencimentos entre os dias 11 e 15 de cada mês. Para os pagamentos em débito automático, a primeira parcela vencerá no dia 21 de fevereiro e as demais sempre no dia 15 de cada mês.

A expectativa de arrecadação para este ano é de R$ 485 milhões, o que representa um crescimento de 8%, em relação ao exercício de 2013.

Os contribuintes devem ficar atentos para os prazos de pagamento, pois sobre o tributo recolhido após o vencimento incidirão juros de 1% ao mês, atualização monetária mensal com base no IPCA e multa de 0,33% ao dia, limitada a 10%.