O Programa de Capacitação de Gestores de Municípios, promovido pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Qualificação (CRIQ), da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, reuniu gestores, diretores, secretários dos municípios de Pinhais, Piraquara e Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Eles assistiram à palestra da doutora em Administração Léia Cordeiro Gaglionone, com o tema “Um novo olhar para o papel do gestor da administração pública”.

O diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, destacou que as palestras e os cursos fazem parte do apoio para um maior desenvolvimento dos municípios e atendem à determinação do governador Beto Richa e do secretário Ratinho Junior. “A Secretaria abre espaço para a melhoria da qualificação profissional de gestores, de técnicos e de servidores públicos com para dar maior impulso ao desenvolvimento em todos os municípios do Paraná”.

Léia Gaglionone traçou, nas palestras quinta e sexta-feira (18 e 19) o perfil do gestor público na gestão competente e na construção de um planejamento estratégico para o Plano de Ação Ideal. “Os participantes estavam muito interessados em aprender e a melhorar os serviços públicos do Paraná. Mostraram disponibilidade e deram demonstração de quererem exercitar um novo olhar para a gestão pública em seus municípios”.

O gerente da Agência do Trabalhador da Prefeitura de Colombo, Leandro Maschio, disse que aprendeu a fazer a diferença. Para o secretário de Obras da Prefeitura de Piraquara, Girlei de Lima, foi o curso quebrou paradigmas. “Ganhamos motivação para apostar em um novo olhar e no exercício de uma nova postura na administração pública.”

Na mesma direção de pensamento, a secretária de Saúde de Colombo, médica Dalimar Moreira, contou que ela e sua equipe saíram motivados da capacitação. “Penso que qualificar a gestão é a maneira mais fácil para ajudar no desenvolvimento humano e administrativo da gestão municipal”.

Para o secretário de Comunicação da Prefeitura de Piraquara, Márcio Mainardes, a palestra despertou a necessidade da autoconsciência e da reflexão para fazer a diferença. “Léia mostrou o gestor público focado na competência, mas sem perder o foco da humanidade”.

A coordenadora de Relações Institucionais e Qualificação, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, a psicóloga Larizza Carvalho Rodrigues, explicou que o Programa de Capacitação de Gestores Municipais aborda desenvolvimento pessoal, além do profissional. “São pessoas que merecem respeito e capacidade para evoluir integralmente. Assim, elas estarão mais aptas a alavancar o desenvolvimento de todo o município”.