O município de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, recebe neste domingo (28) a 2ª Caminhada Internacional na Natureza. O percurso da caminhada do Circuito Verde que te Quero Verde terá 12,4 quilômetros, e se caracteriza principalmente pelas riquezas naturais e históricas do município, sendo realizada na primeira região colonizada de Campo Magro, na época do Ciclo do Ouro.

Segundo a bióloga Leonete Brambilla, que trabalha na área de Turismo Rural do Instituto Emater Paraná, o trajeto escolhido pelos organizadores da caminhada em Campo Magro passará por cachoeiras, trilhas na mata, capelas rurais, casarões coloniais, entre outras opções. Um dos atrativos do percurso será também a vista do Morro da Palha, de onde aventureiros realizam seus voos de parapente, localiza-se numa região privilegiada, com uma ótima visão do entorno. “Os participantes poderão também adquirir produtos rurais e orgânicos, artesanato feitos junto aos familiares da agricultura rural da região”, diz Leonete Brambilla.

Os interessados em participar da caminhada, e que não possuem veículo próprio, terão a possibilidade de seguir em ônibus até o início do percurso. A organização do evento vai ofertar um ônibus saindo da Prefeitura de Campo Magro, na Rodovia Gumercindo Boza, 18.600, na Estrada do Cerne, quilômetro 18,5, em dois horários: 8h15 e 9h30. O retorno está programado para as 13h45 e 14h30.

A sede de Campo Magro está situada a menos de 10 quilômetros de Curitiba, logo depois do bairro de Santa Felicidade. É um município recente, tendo sua emancipação política de Almirante Tamandaré há apenas 16 anos, contudo a colonização de suas terras é de longa data. A comunidade local caracteriza-se como de origens polonesas, italianas, portuguesas, indígenas e negras em diferentes proporções.

As Caminhadas na Natureza são organizadas pela Emater Paraná e Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, e conta ainda apoio das prefeituras municipais onde são realizados os circuitos, da organização não governamental Anda Brasil, do Grupo de Turismo e Produção Associada, e Turismo Rural na Agricultura Familiar – Rede Traf.

SERVIÇO: 2ª Caminhada Internacional na Natureza, em Campo Magro.

Circuito Verde que te Quero Verde.

Data: 28 (domingo).

Percurso: 12,4 km de dificuldade moderada.

Local de concentração: Capela Nossa Senhora do Carmo (Capela da Conceição dos Correias) – próximo ao Morro da Palha. Rua João Jacob Manfron, s/n.

Opções.

Café rural: a partir das 7h30 – R$ 8 (com 3 tipos de pães caseiro, geleias orgânicas, nata, manteiga, queijo, bolos, café, leite, suco e uma opção de fruta – orgânica).

Almoço rural: R$ 20 – Cardápio (pierogui, risoto, arroz branco, alcatra grelhada, frango assado, carne de panela, maionese, mais cinco tipos de salada).

Observação: Café e almoço rural- reserva no ato da inscrição em dinheiro.

Inscrições: www.campomagro.pr.gov.br

Mais informações: Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Departamento de Turismo – Fone (41) 3677-1975 / 3677-1876

[email protected] ou www.campomagro.pr.gov.br

COMO CHEGAR:

Seguir pela Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, sentido bairro. Quando chegar ao contorno Norte, seguir em frente, sentido Campo Magro / PR 090 / Estrada do Cerne. Na Estrada do Cerne, após o Posto de gasolina Monza (distância de 10 Km do contorno), virar a direita.

Seguir por 11 km pela rua João Jacob Manfron (Estrada principal da Conceição), orientado pelas placas indicativas e mapa do folder (anexo). Seguir sinalização da própria Caminhada e, na dúvida, ir em direção ao Morro da Palha e restaurante O Casarão.

Pela rua João Jacob Manfron haverá dois cruzamentos. No primeiro seguir pela via do meio, sentido Morro da Palha, no próximo cruzamento seguir pela Estrada Principal, à esquerda. Distância total do Contorno / Final da Av. Manoel Ribas: 21 km.