da catve.tv

A falta de pr02.07.13 - CAMINHONEIROoteção nas cargas é mais um entre os tantos riscos às estradas brasileiras e agora passará a ser punida. Os caminhoneiros já são obrigados a proteger a carga com lonas ou telas, mas o Código Brasileiro de Trânsito ainda não especificava qual seria a multa para este descumprimento. Agora isso é infração grave e resulta em multa de R$ 127.

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros concorda que a medida é necessária, mas explica que ainda mais importante é o tipo de caminhão que fará o transporte.

A regra vale para o transporte de qualquer produto sólido a granel com materiais de construção, entulho, frutas, legumes e grãos. Há mais de 20 anos transportando soja e milho pelas estradas do Paraná, José Carlos sempre usou a lona nas viagens, por outro lado já viu muito companheiro de profissão com a carga desprotegida.

O caminhoneiro que anda com a carga sem proteção pode além de perder parte do produto transportado, ainda causar acidente ou danos aos veículos. Em oficinas muitos clientes já procuraram serviço devido a esse problema, principalmente no para-brisa e o prejuízo pode passar de R$ 2 mil. A Polícia Rodoviária Federal pretende aplicar as multas aos infratores, mas também orientá-los.

Para assistir a reportagem da catve.tv, clique aqui