A Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade, da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo 2014, se reuniu na tarde desta sexta-feira (22) para tratar de assuntos relacionados aos cuidados com o meio ambiente. O encontro foi na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema)

“Essa nossa reunião coincide com o Dia Mundial da Água e quero lembrar que a Sema está apresentando a segunda edição da série histórica Bacias Hidrográficas do Paraná”, disse Adão José Laslowski, representante do órgão na Câmara Temática e que presidiu a reunião. Laslowski falou, também, sobre o encontro do Ministério do Meio Ambiente com as equipes das cidades-sede, realizada fevereiro, em Brasília. “A preocupação e o objetivo é minimizar impactos ambientais causados pelos grandes eventos esportivos”, disse Laslowski.

O encontro contou com uma apresentação do meteorologista coordenador operacional do Simepar, Cézar Gonçalves Duquia, que falou sobre o trabalho realizado e a grande estrutura de previsão meteorológica. “Hoje temos um grande radar instalado no município de Teixeira Soares, que nos ajuda na previsão do tempo no Paraná. Em breve teremos outro equipamento em Cascavel, no oeste do estado”, disse Duquia. “Esses radares são fundamentais para alertas e acompanhamento em tempo real, o que ajudará também na época da Copa 2014”, ressaltou.

Duquia lembrou o trabalho realizado em parceria com a Defesa Civil. “A Defesa Civil tem um acesso especial nas previsões de chuvas e acompanhamento nos pluviômetros, principalmente na prevenção de deslizamentos de terras”, ressaltou o meteorologista.

O Capitão da Polícia Militar Ambiental, Luiz de Hávila Junior, participou da reunião e mostrou o trabalho de fiscalização e prevenção realizado no Paraná. “Nossa missão é a proteção e fiscalização do meio ambiente, através de policiamento aquático, aéreo e terrestre”. No período da Copa do Mundo, segundo ele, será feito um trabalho ainda mais intensivo em locais turísticos, como é o caso de Foz do Iguaçu, que é bastante visitado pelos turistas. Adão Antônio Pedroso encerrou a reunião mostrando um audiovisual com uma atualização dos projetos referentes à Copa 2014, cadastrados no sistema da Celepar.

Além dos representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, participaram da reunião representantes do Ministério Público, da Câmara Municipal de Curitiba, do Instituto Plante uma Árvore, Instituto das Águas do Paraná, Simepar, Casa Militar, Celepar, Embrapa, das secretarias estaduais da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Comec, Ibama-PR, Universidade Federal do Paraná, Polícia Militar Ambiental, Instituto de Promoção do Desenvolvimento, Instituto Federal do Paraná e GSS Consultoria Sustentável.

Na próxima segunda-feira (25) acontecerá a reunião da Câmara Temática da Segurança, depois acontecem as reuniões das Câmaras do Turismo (terça-feira, 26), da Saúde (quarta-feira, 27) e Infraestrutura (quinta-feira, 28).