A Câmara Temática da Transparência, da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo 2014, se reuniu na tarde desta quinta-feira (21) para debater sobre assuntos relacionados à elaboração do Caderno de Legados do evento Copa 2014 no Paraná.

No encontro, Célia Baptista, da Secretaria Estadual de Controle Interno, assumiu a presidência da Câmara, e João Augusto Fleury, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), a vice-presidência.

Célia ressaltou a grande importância de facilitar o acesso às informações sobre a preparação da Copa do Mundo. “Temos a obrigação da simplicidade nas informações, como forma de tornar acessível, com a máxima transparência, tudo o que se refere à organização do evento”, afirmou Célia.

O secretário estadual da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, destacou a importância da Câmara Temática da Transparência e agradeceu a efetiva participação dos diversos órgãos de fiscalização. “É bom contarmos sempre com a participação de órgãos como o Ministério Público do Paraná, Tribunal de Contas, Agência Brasileira de Inteligência, OAB, dentre outros”, disse ele. “Isso nos dá credibilidade, já que são órgãos altamente qualificados para fazer este acompanhamento, que visa deixar um legado para a sociedade paranaense”, concluiu o secretário.

ESTÁDIO – Na reunião, o representante do Núcleo de Planejamento e Gestão da Fomento Paraná, Cláudio Massaru Shigueoka, fez uma apresentação sobre o financiamento das obras da Arena da Baixada e esclareceu questões relacionadas ao assunto.

João Augusto Fleury, da OAB, falou sobre a responsabilidade em assumir nova posição na Câmara Temática. “Tenho a maior satisfação em assumir a vice-presidência desta Câmara, pois com essa atribuição podemos contribuir na formatação do Caderno de Legados”, disse Fleury. “O evento Copa 2014 contribuirá ainda para ampliar o sentimento cívico da população”, ressaltou ele.

O técnico Adão Antônio Pedroso, fez uma atualização dos projetos cadastrados no sistema desenvolvido pela Celepar. Participaram da reunião representantes do Tribunal de Contas do Paraná, da OAB-PR, Secretaria da Corregedoria e Ouvidoria Geral do Paraná, Celepar, Procuradoria Geral do Paraná, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Associação Comercial do Paraná, Ministério Público de Contas do Paraná, Secretaria Estadual da Casa Civil (Controle Interno), Instituto Ethos, Concidades-PR, Câmara Municipal de Curitiba, Observatório das Metrópoles, Secretaria Estadual da Segurança Pública, Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos, Agência de Fomento do Paraná e Agência Brasileira de Inteligência.

Nesta sexta-feira acontece a reunião da Câmara Temática do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Na segunda-feira (25) será realizada a reunião da Câmara Temática da Segurança, depois acontecem as reuniões das Câmaras Temáticas do Turismo (terça-feira, 26), da Saúde (quarta-feira, 27) e Infraestrutura (quinta-feira).