Por Elizangela Jubanski 

O Corpo de Bombeiros avaliou a fumaça tóxica do incêndio em um barracão de recicláveis na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Equipes ainda estão no local na manhã desta segunda-feira (5) e informaram que não há risco para a vida dos moradores. Embora tóxica, o trabalho intenso e os ventos auxiliam na dissipação da fumaça.

Junto com a Defesa Civil do Estado, bombeiros acreditam que não seja preciso evacuar moradores. O major Jeferson Gross do Corpo de Bombeiros informou à Banda que há filetes de vidro nas fumaças dentro do barracão. “Lá dentro, os bombeiros usam máscaras e todos os equipamentos, mas o perigo maior vai se dissipando com a distância. Por isso, não há perigo algum de as pessoas inalarem”, disse.

Ainda, de acordo com as equipes que trabalham no local, os olhos podem ficar lacrimejados e a garganta seca. “Caso a pessoa tiver problemas respiratórios como asma, bronquite e sentir essas sensações deve procurar uma unidade de saúde”, finaliza o major.

Vários bairros de Curitiba e também de Pinhais, além da região afetada, foram atingidos pela fumaça e pelo cheiro forte. O Corpo de Bombeiros avalia que durante dois dias os trabalhos serão intensos no local.