Por Luiz Henrique de Oliveira

Não se fala em outra coisa em Quedas do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A ‘lenda’ do bombeiros comunitários Marcelo Brito e Gilson Palma. Os dois capturaram um lagarto, ‘quase um dinossauro’, com praticamente 30 kg, na manhã de terça-feira (3). Mas a lenda é tão real que até uma fotografia foi feita para comprovar a retirada do bichano do depósito de um mercado na área central da cidade.

lagartodentr

Brito e o lagarto capturado em depósito de mercado (Foto: Colaboração)

Em entrevista à Banda B, Brito, que posou na foto com o lagartão, contou que ficou espantado com o tamanho dele. “A gente se espanta né. Já capturei vários tipos de animais, mas esse estava avantajado, talvez porque se criava atrás do depósito e se alimentava bem. Tivemos que colocar o enforcador no seu corpo e o liberamos em uma área de reserva, para que ele volte ao habitat natural”, descreveu.

Segundo Brito, o lagarto era arredio, porém os quilos a mais atrapalharam a sua locomação. “Isso facilitou a nossa captura. Eu não cheguei a pesá-lo, mas calculo que  tem uns 25 kg e o pessoal já está aumentando para 30 kg”, contou, com medo de que a captura do lagarto se torne uma história de ‘lagarteador’, tal qual as que contam os pescadores da região.

Brito sabe que se a foto não tivesse sido tirada ninguém acreditaria e é nessas horas que a tecnologia faz a diferença. “Mais do que a foto, o que me deixa feliz é que a gente sabe que a preocupação maior é com o animal, porque eles podem estar em extinção e ser vítima de caçadores. Fizemos uma captura sem machucá-lo e da melhor forma e é isso o que nos deixa feliz, não a fama”, brincou.

Teorias

Dinossauro? O Lagarto (Lizard) inimigo do Homem-Aranha? Um X-Man? Moradores em Quedas ainda tentam entender como pode um lagarto com tamanha desenvoltura ter sido encontrado no Centro da cidade.