Um dos mais festejados escritores do Paraná, Jamil Snege (1939-2003) foi um autor que transitou por diversos gêneros, publicou 11 livros e, após uma década de sua morte, continua festejado. Para lembrar os dez anos sem o autor, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP), instituição do Governo do Estado, promove nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, um bate-papo com escritores que foram amigos de Snege.

Cristovão Tezza e Miguel Sanches Neto vão conversar a respeito da vida e da obra do autor de Como se fiz por si mesmo. A entrada é franca. Após o bate-papo, no hall térreo da BPP será aberta uma exposição com fotos de Daniel Snege, filho mais velho de Jamil.

Atualmente premiado no Brasil, com obras traduzidas em diversos idiomas, Cristovão Tezza conviveu com Snege no final dos anos 1960 e início da década de 1970, período em que era um escritor iniciante. Miguel Sanches Neto editou alguns livros do Turco, como era conhecido Snege, e acompanhou o autor em seus últimos anos de vida.

Além de contarem episódios do convívio com Snege, Tezza e Sanches Neto vão comentar livros emblemáticos do escritor, como o romance autobiográfico Como eu se fiz por si mesmo, a novela Viver é prejudicial à saúde, a coletânea de contos Os verões da grande leitoa branca e as crônicas reunidas na antologia Como tornar-se invisível em Curitiba.

O jornal Cândido, da BPP, traz na edição de maio um dossiê a respeito da obra de Snege, com reportagens mostrando a relevância do autor, hoje estudado em universidades e festejado pela nova geração de escritores brasileiros. Destaque para um texto que Ernani Ssó, tradutor de Dom Quixote, de Cervantes, enviou para o Turco em 2003 — conteúdo que permaneceu inédito por uma década. Jean Snege, filho caçula de Jamil, participa com um texto afetivo, escrito especialmente para esta edição comemorativa.

SERVIÇO: Bate-papo sobre Jamil Snege.

Com Cristovão Tezza e Miguel Sanches Neto

Data: 16 (quinta-feira).

Horário: 19 horas.

Local: Biblioteca Pública do Paraná. Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba – Paraná.

Entrada franca.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

www.facebook.com/governopr

www.pr.gov.br