Com uma programação que já faz parte do calendário cultural da cidade, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) dá continuidade às atividades envolvendo música, teatro, artes visuais e literatura em 2013. Os eventos começam em março com o projeto “Música na Biblioteca”, em que músicos e compositores paranaenses se apresentam todas as sextas-feiras, a partir das 17h30, no Hall térreo da BPP. Os grupos Mano a Mano Trio, Flamenco Triana, Trio Vila Velha e Reinventar são as primeiras atrações do projeto, que abre espaço para variados gêneros, da MPB ao jazz, do clássico ao tango.

Outro evento musical da Biblioteca é o “Aventuras Musicais”, com grupos tocando — uma vez por mês — canções do universo infantojuvenil. A primeira apresentação será do grupo Siricutico, com o show “Ziriguidum”, no dia 27 de março, às 15 horas. As crianças também poderão conferir, mensalmente, peças que estão na programação do projeto “Aventuras Teatrais”.

A Seção Infantil continua com sua programação tradicional da “Hora do Conto”, duas vezes ao dia, além das oficinas realizadas semanalmente e das “Aventuras Literárias” — projeto que uma vez por mês traz grandes autores da literatura infantojuvenil para falar sobre seus livros e processo de escrita.

ESCRITOR NA BIBLIOTECA E OFICINAS – Neste ano, o bate-papo “Um Escritor na Biblioteca” trará oito autores, entre eles Bernardo Carvalho, Roberto Gomes e Ronaldo Correia de Brito. O jornalista e escritor Ignácio de Loyola Brandão é o primeiro convidado. Autor de clássicos contemporâneos como Zero e Não Verás País Nenhum, Loyola Brandão conversa com o público no dia 3 de abril, a partir das 19 horas. O encontro também marca a volta do escritor à BPP depois de ter participado, em 1985, da primeira edição do projeto.

“Nossa programação cultural já está consolidada. O frequentador da Biblioteca hoje sabe que, além do empréstimo de livros, pode ter contato com diversas manifestações artísticas e estar próximo de artistas e escritores”, afirma o diretor da BPP, Rogério Pereira.

Outro projeto bem-sucedido, iniciado em 2011, a Oficina BPP de Criação Literária também continua com edições mensais em 2013. A programação começa em abril, com a oficina de Romance do escritor carioca radicado em Curitiba José Castello, autor de Ribamar — prêmio Jabuti de melhor romance (2011). Os escritores Fabrício Corsaletti (Poesia), Antônio Torres (Crônica) e Marcelino Freire (Narrativa Experimental), entre outros nomes, estão na programação.

A partir de abril, cinco artistas se revezam nas “Oficinas de Ilustração”, que acontecem a cada dois meses. As oficinas ocorrem em três dias da semana, de terça a quinta-feira, das 14 às 18 horas. Caco Galhardo abre a programação com um curso sobre “Ilustração Editorial”. Cartunista da Folha de S.Paulo, Galhardo é um dos principais nomes do cartum no país. Arnaldo Branco (Cartum), Ramon Muniz (Caricatura), Rafael Coutinho (Roteiro de Quadrinhos) e Ademir Paixão (Charge) são os outros artistas confirmados para as oficinas.

OUTROS EVENTOS – O cartunista Rodrigo Belato dá prosseguimento à oficina de “História em Quadrinhos” iniciada em 2012. Direcionada ao público infantojuvenil, o curso acontece todos os sábados, das 10 às 12 horas. Ao final, os alunos publicam seus trabalhos na revista de quadrinhos Bóing.

O projeto “Uma Noite na Biblioteca” passa a ter duas edições em 2013. Realizado há três anos, o evento reúne crianças de 7 a 13 anos, que participam de diversas atividades ao longo da noite, como gincanas, oficinas e outras atividades lúdicas.

Programação BPP 2013:

UM ESCRITOR NA BIBLIOTECA (AUDITÓRIO PAUL GARFUNKEL)

Ignácio de Loyola Brandão (3 de abril)

Roberto Gomes (8 de maio)

Ronaldo Correia de Brito (5 de junho)

Bernardo Carvalho (3 de julho)

Michel Laub (7 de agosto)

Marcelo Backs (4 de setembro)

Paulo Scott (2 de outubro)

Luci Collin (6 de novembro)

OFICINAS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA (SALA DE CURSOS)

Romance: José Castello (9 a 11 de abril)

Poesia: Fabrício Corsaletti (14 a 16 de maio)

Infantojuvenil: Ricardo Azevedo (11 a 14 de junho)

Crítica Literária: Luis Augusto Fischer (10 a 12 de julho)

Crônica: Antônio Torres (13 a 15 de agosto)

Narrativa experimental: Marcelino Freire (10 a 12 de setembro)

Jornalismo Cultural: Marcos Flamínio (9 a 11 de outubro)

Conto: Antonio Carlos Viana (12 a 14 novembro)

OFICINA BPP DE ILUSTRAÇÃO (SALA DE CURSOS)

Ilustração Editorial: Caco Galhardo (16 a 18 de abril)

Cartum: Arnaldo Branco (18 a 20 junho)

Caricatura: Ramon Muniz (21 a 23 de agosto)

Roteiro de Quadrinhos: Rafael Coutinho (23 a 25 de outubro)

Charge: Ademir Paixão (10 a 12 dezembro)