Personalidade influente da cultura brasileira, Ignácio de Loyola Brandão abre a temporada 2013 do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. O encontro acontece no dia 3 de abril, a partir das 19 horas, no Auditório Paul Garfunkel, da Biblioteca Pública do Paraná. Ao longo do ano, a Biblioteca receberá mais sete autores para o bate-papo. A entrada é franca.

A prosa de Loyola Brandão transita por diferentes estilos. Um dos mais prolíficos autores em atividade no Brasil, o escritor já publicou romances, contos, biografias e relatos sobre viagens, além de obras infantojuvenis. A conversa será mediada pelo escritor e jornalista Luís Henrique Pellanda.

Nascido em 1936, em Araraquara, Loyola Brandão publicou mais de 40 livros, entre os quais Não verás país nenhum, Zero e Bebel que a cidade comeu. O autor venceu o prêmio Jabuti duas vezes. Vários de seus livros foram traduzidos para outras línguas, entre elas o italiano, inglês e alemão. Atualmente, ele é cronista no jornal O Estado de São Paulo.

O PROJETO – “Um Escritor na Biblioteca” é a reedição do projeto homônimo que aconteceu na década de 1980. Os convidados falam sobre leitura, trajetória literária e assuntos relacionados ao universo do livro. A proposta foi retomada em 2011 com o objetivo de reafirmar o importante papel da Biblioteca Pública do Paraná na formação de novos leitores.

Em dois anos, quase duas dezenas de escritores passaram pelo auditório da Biblioteca. Nomes como Milton Hatoum, Sérgio Sant’Anna, Cristovão Tezza, Luiz Ruffato, Reinaldo Moraes, Marçal Aquino, Antônio Torres, Elvira Vigna e João Gilberto Noll participaram do evento, falando de suas carreiras e obras e compartilhando com o público suas trajetórias como leitores.

As conversas também são transcritas, editadas e publicadas no Cândido, jornal de literatura da Biblioteca. O segundo encontro de 2013, marcado para o dia 8 de maio, traz o escritor Roberto Gomes.

Serviço

“Um Escritor na Biblioteca” — Ignácio de Loyola Brandão

Data: 3 de abril

Horário: 19 horas

Local: Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba/PR)

Mais informações: (41) 3221-4900 www.bpp.pr.gov.br