Da Redação

Fotos: Juliano Cunha – Banda B

O benefício Natalidade, que contempla as trabalhadoras da limpeza de todo o Paraná com R$ 750 por cada recém-nascido, entregou nesta sexta-feira (15) o cheque de número 2 mil referente ao pagamento. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (Siemaco), este é um direito de todos os trabalhadores que trabalham para empresas de asseio e conservação.

Ao todos serão 70 pais e mães receberam o benefício no último mês. O valor é garantido em Convenção Coletiva de Trabalho desde 2012. O setor que recebe é formado principalmente por serventes, copeiras, varredores, ascensoristas, garis, jardineiros e auxiliares de serviços gerais.

O Siemaco foi o primeiro sindicato do Brasil a implantar o pagamento do Benefício Natalidade e em dois anos de aplicação já foram pagos cerca de R$ 1,5 milhão para 1.995 famílias. Pais que têm filhos gêmeos, recebem o valor em dobro.

Segundo o Sindicato, o Benefício era uma antiga reivindicação da categoria formada 70% por mulheres de baixo poder aquisitivo e com média de 3 filhos por família. “O valor é pago aos novos pais e mães com o objetivo de contribuir com o bem-estar da família na chegada de um novo bebê”, explica Manassés Oliveira, presidente da entidade laboral.

Para comemorar às 2 mil famílias beneficiadas com o auxílio, o Siemaco reúne em sua sede mães e pais que receberão os cheques e participarão de uma confraternização no Sindicato. O pagamento é feito aos trabalhadores em parcela única e para receber basta que o funcionário de asseio entregue a certidão de nascimento no próprio setor de recursos humanos de sua empresa.