Bancários em todo país realizam um Dia Nacional de Lutas no Banco do Brasil nesta quarta-feira (20). Os trabalhadores protestam contra o novo Plano de Funções Gratificadas e de Confiança, implantado sem qualquer negociação com as entidades sindicais. Em Curitiba, diversas agências do BB ficam fechadas até as 12h. A paralisação faz parte de um calendário de lutas definido pelo Comando Nacional dos Bancários.

Além de ter sido imposto pelo banco de forma unilateral, o novo plano de funções comissionadas trouxe perdas aos bancários, reduzindo em cerca de 16,25% seus proventos. As mudanças nas verbas transformam o que era piso em teto salarial e o trabalhador não conseguirá ter salário maior que o Valor de Referência (VR), prejudicando os ganhos do Plano de Carreira e Remuneração (PCR). Os salários também ficam em risco, já que não há garantia de que reajustes futuros incidirão sobre todas as verbas.

Sindicatos de bancários de todo país se uniram e já denunciaram ao Governo Federal a gestão do BB. O Sindicato dos Bancários de Curitiba e região é um dos pioneiros nas ações judiciais pela redução da jornada para 6h sem redução salarial.