Redação

05.09.12 - BANCARIOS

Ano passado greve durou 9 dias. Foto: Reprodução

Os bancários de Curitiba e região estarão reunidos na noite desta quinta-feira (12) para decidir se entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (19). A assembleia acontece no Espaço Cultural e Esportivo da categoria, no bairro Rebouças, a partir das 18h30.

De acordo com o Sindicato dos Bancários, eles vão rejeitar a proposta de 6,1% de reajuste apresentada pela Fenaban e aprovar o estado de greve para a próxima semana. A proposta de 6,1% de reajuste sobre os salários e demais verbas não atende as reivindicações dos bancários, segundo o sindicato.

A categoria tem como prioridades para 2013 o fim das metas abusivas e do assédio moral, a defesa do emprego e a valorização dos salários. Além disso, os bancários pedem prevenção contra assaltos e sequestros, com o fim da guarda das chaves de cofres e agências por bancários.

Anos anteriores

No ano passado, os bancários ficaram nove dias em greve em todos o país, no mês de setembro. A paralisação atingiu principalmente o Banco do Brasil e a CEF. Muitas agências de bancos privados conseguiram permanecer abertas em razão de liminares da Justiça.

Em 2011, a greve foi mais ampla e durou 21 dias.