Da AEN-PR

O número de homicídios culposos de trânsito (sem intenção de matar) teve queda de 17,36% nos primeiros nove meses deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, em todo o Paraná.

O levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública mostra 1.271 ocorrências no acumulado dos três primeiros trimestres deste ano, contra 1.538 em 2013. Os dados se referem a trechos urbanos, rodovias estaduais e federais.

O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Valterlei Mattos de Souza, informa que em Curitiba a redução foi de 18,31% e está relacionada diretamente às ações realizadas pela polícia.

transito(Foto: Divulgação AEN-PR)

“Isso se deve a uma fiscalização intensa que estamos aplicando aqui na capital. Realizamos blitzes durante todos os dias em diversos horários e em regiões estratégicas e isso reflete na redução dos números apresentados”, afirmou.

“A diminuição dos índices tem uma relação direta com a intensidade que se faz a fiscalização e também com as atividades que envolvem educação para o trânsito. Se continuarmos agindo para ter o motorista cada vez mais conscientizado de suas responsabilidades, isso vai ter um impacto mais significativo ainda. O resultado é bom, mas temos que continuar melhorando pois são vidas que estamos salvando”, explica o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.

Além de Curitiba, a redução ocorreu mais 15 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), como em Paranaguá (-54,55%); Ponta Grossa (-13,17%); Guarapuava (-61,54%); Laranjeiras do Sul (-54,55%); Cascavel (-22,88%); Foz do Iguaçu (-20,27%); Toledo (-10,39%); Campo Mourão (-23,81%); Umuarama (-17,28%); Maringá (-27,87%); Rolândia (-54,84%); Londrina (-82,76%); Cornélio Procópio (-6,06%); Telêmaco Borba (-34,69%) e Jacarezinho (-33,33%). Houve acréscimo no registro de ocorrências em São José dos Pinhais (75%); União da Vitória (72%); e Apucarana (33%).

RELATÓRIO – As informações constam no Relatório Estatístico Criminal da Secretaria da Segurança Pública. O detalhamento do relatório relativo a homicídios culposos de trânsito, com informações dos 399 municípios do Paraná e dos 75 bairros de Curitiba, pode ser encontrado no site oficial www.seguranca.pr.gov.br, clicando no menu ao lado esquerdo da tela em “Gestão da Segurança” e, em seguida, “Estatísticas”.