Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep), aplicado em novembro de 2012, serão divulgados até fim de março. Para orientar a comunidade escolar em todo Paraná sobre a importância desse sistema na melhoria do ensino, a Secretaria de Estado da Educação promoveu o 1.º Seminário do Saep, em Curitiba.

A abertura do evento, nesta terça-feira (26), contou com a presença do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. “O Saep é uma iniciativa que ocorreu em 2012 quando foram aplicadas provas em todas as escolas do Paraná, mas também foram ouvidas as opiniões de professores, alunos e funcionários para que tenhamos instrumento de avaliação que atenda à realidade de cada escola”, ressaltou Arns.

Uma das preocupações da Secretaria é que o sistema de avaliação seja usado como ferramenta de comparação entre as escolas. “Não é uma proposta de competição. O Saep serve para a comunidade escolar saber como a sua escola está e tomar as iniciativas necessárias para melhorar cada vez mais”, disse Arns.

PROPOSTAS – A partir do diagnóstico será possível apresentar novas propostas de melhoria na aprendizagem. “Este seminário é uma etapa de sensibilização sobre a importância desse sistema de avaliação que foi aplicado no ano passado de forma que o resultado possa subsidiar a prática de trabalho do professor. O objetivo final é sempre com foco no aluno, na melhoria da qualidade de ensino”, destacou a superintendente da Educação, Eliane Rocha.

Além disso, os resultados obtidos pelo Saep vão facilitar a formulação e o monitoramento de políticas educacionais. “Esses indicadores oferecem subsídios para as ações que a Secretaria precisa desenvolver para, com um trabalho conjunto, enfrentar os desafios na área”, explicou a superintendente.

Participam do evento, que vai até esta quarta-feira (27), representantes da Secretaria da Educação, chefias dos Núcleos Regionais de Educação, coordenadores do Saep, coordenadores das equipes pedagógicas e técnicos das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática das regionais.

“Esperamos que os resultados contribuam para o crescimento dos alunos e da qualidade do ensino”, disse a técnica da disciplina de Língua Portuguesa do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, Simone Varaschin. Um diretor de escola e um pedagogo de cada um dos Núcleos Regionais foram indicados pelas escolas para participarem do evento.

PRIMEIRA EDIÇÃO – Em novembro de 2012, a Secretaria da Educação aplicou a primeira prova do Saep. Cerca de 300 mil estudantes do 9.º ano do ensino fundamental (antiga 8.ª série), do 3.º ano do ensino médio e do último ano do ensino médio técnico e de formação de docentes, matriculados em 2.100 escolas da rede estadual, fizeram a avaliação.

Os estudantes responderam a 26 questões objetivas das disciplinas de matemática e 26 questões de português. A avaliação também contemplou a aplicação de questões pedagógicas e de gestão, que foram respondidas por diretores e professores das disciplinas de matemática e português, que somam pouco mais de 17 mil profissionais.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica deve ser aplicado duas vezes ao ano (março e novembro), envolvendo novamente as disciplinas de português e matemática, mas desta vez com a participação dos alunos da 6.º ano do ensino fundamental e da 1.ª série do ensino médio.