A Secretaria de Estado da Educação está ampliando o tempo dedicado às atividades esportivas nas escolas do Paraná. Hoje, 280 escolas já participam das Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo. Até o final deste semestre serão atendidas mais 620 escolas com esta modalidade de educação integral.

A Hora Treinamento Especializada começou a ser oferecida em março. Os projetos que chegam são avaliados pelas equipes do Departamento de Educação Básica. São 4,5 mil horas semanais, distribuídas em 4 horas-aula por semana ou de 8 horas-aulas por semana. A secretaria pretende levar o programa para todas as escolas da rede estadual interessadas.

Além de proporcionar aos estudantes acesso aos vários tipos de esporte, os professores de Educação Física podem dedicar a Hora Treinamento Especializada à descoberta de talentos esportivos e também preparar melhor equipes para a participação em jogos e campeonatos, como os Jogos Escolares do Paraná e competições nacionais.

No Colégio Estadual Dom Orione, em Curitiba, 60 alunos participam das Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo, no contraturno. “O nosso objetivo é formar equipes bem preparadas para os Jogos Escolares. Este ano vamos participar da final com duas equipes em diferentes categorias, na modalidade badminton, em junho, em Guarapuava”, conta a diretora Nasterci de Souza.

As modalidades inscritas no momento são futsal, futebol de campo, voleibol, vôlei de areia, atletismo, tênis de mesa, xadrez, handebol, basquetebol, badminton (jogo de peteca), ginástica olímpica, rítmica e localizada, natação, artes marciais, corrida de orientação e ciclismo.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br