Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

A Secretaria de Esporte e Cultura de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, oferece diversas oficinas esportivas para as crianças e adolescentes da cidade, como futebol e artes marciais. O objetivo é usar essas atividades como uma ferramenta de combate aos problemas sociais, principalmente os relacionados às drogas.

esporte(Foto: Divulgação)

Segundo o secretário Pedro Alcindo Zaro, o número de pessoas que procura o programa só cresce. “A busca é imensa e isso é uma grande vitória para nós. O que queremos é tirar as crianças e adolescentes das ruas e do risco social. Pela manhã elas vão para a escola e à tarde ficam a mercê da violência. É isso que buscamos mudar”, explicou ele em entrevista à Banda B nesta sexta-feira (6).

Toda segunda, quarta e sexta, a garotada se reúne no estádio municipal para começar o processo para se tornar um jogador de futebol. “A gente quer dar oportunidade para eles, para criar e desenvolver habilidades, além do espírito de grupo”, completou o secretário.

Exemplo disso é o jovem Luiz Fernando, de 20 anos, que pratica muay thai nas oficinas. “Eu sou uma pessoa muito mais tranquila agora, dou mais risada, não tenho vontade de discutir. Antes eu era bem agressivo, mas o esporte mudou a minha vida e muda a vida de qualquer pessoa, para se libertar dos vícios”.

Quem quiser saber mais sobre o programa deve entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Cultura da cidade pelo telefone (41) 3590-3603.