Por Marina Sequinel e Bruno Henrique

associacao-parkinson-270814-bandab2

Bingo beneficente acontece neste domingo para a arrecadação de recursos. (Foto: Bruno Henrique – Banda B)

A Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo (APPP) está ‘doente’, alertam os colaboradores da iniciativa que já virou utilidade pública federal. O principal motivo é a falta de recursos para ajudar no desenvolvimento das atividades oferecidas pela instituição, que vão desde apoio psicológico até aula de dança.

Para tentar reverter essa situação, a APPP vai realizar um bingo beneficente com barreado no próximo domingo (31) a partir das 11h30, na Paróquia São Paulo, em Curitiba. Criado em 2 de dezembro de 2000, o grupo conta com 1900 associados e 38 colaboradores, entre funcionários e voluntários.

associacao-parkinson-270814-bandab3

(Foto: Bruno Henrique – Banda B)

“A nossa ideia é melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Quem já teve alguém com Parkinson na família conhece as dificuldades. Essa é uma doença que não atinge apenas os idosos, mas pessoas de todas as idades. O nosso associado mais novo, por exemplo, tem 24 anos”, explicou a fonoaudióloga Arlete de Gasperin, voluntária da APPP, à Banda B na tarde desta quarta-feira (27).

O prontuário da associação tem quase três mil integrantes, já que muitos já faleceram, segundo a voluntária. Além disso, o local faz cerca de cinco mil atendimentos por mês, entre massoterapia, acupuntura, musicoterapia e muitas outras atividades. “Justamente por causa de toda essa demanda, precisamos melhorar o espaço com a ajuda de pintores, pedreiros, marceneiros e de mais recursos”, disse ela.

A paciente Márcia Rodrigues Dias, 53, que foi diagnosticada há seis anos, mudou de vida depois que entrou para a instituição. “Aqui um apoia o outro, anima, incentiva e mostra que o Parkinson não é um monstro de sete cabeças. Esse lugar não pode fechar, nós precisamos de ajuda”, declarou ela.

O bingo para a arrecadação de recursos acontece na rua Padre Júlio Saavedra, número 170, no bairro Uberaba. “Quem não gosta de barreado pode ir para o bingo, quem não gosta de nenhum dos dois pode chamar os amigos que curtem, sem problemas”, brincou a fonoaudióloga.

Serviço

Bingo beneficente

Data: 31/08/14, às 11h30

Endereço: Paróquia São Paulo – Rua Padre Júlio Saavedra, 170. Uberaba – Curitiba

Telefone para mais informações: (41) 3014-5617

Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo (APPP)

Endereço: Avenida Silva Jardim, 3180. Água Verde – Curitiba