Ouça o áudio

A Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia (APACN) completa 30 anos de atendimento voltado para crianças e adolescentes carentes com câncer neste mês de março. Para falar sobre a instituição, a Banda B recebeu na tarde desta quinta-feira (18) a diretora Vera Andretta, que explicou um pouco como funciona a APACN.

Marco Piza – Banda B

Segundo a diretora, a APACN atende pessoas de todo o Brasil em 2013 e inclusive já passou a atender pessoas de outros países da América do Sul. “Neoplasia é o câncer. Aqui nós fazemos todo o atendimento social para quem chega à capital paranaense para ser atendido nos mais diferentes hospitais. Acolhemos, as crianças passam a ter atendimento escolar e recebe toda uma integração social”, comentou.

Uma das atendidas pela APACN é Genima Franco Lima, de 16 anos, que chegou de Rondon, na região noroeste do estado, para o tratamento. Ela chegou à Curitiba há três anos e foi paciente da associação por um ano e sete meses e conseguiu a cura graças à doação de medula óssea. “Jamais pensei em desistir e consegui superar a leucemia”, disse.

A entrevista completa você confere no player acima.